Título: Zona antipetista tem renda 2,5 vezes mais alta
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2012, Nacional, p. A14

Mapeamento do Ibope, feito a pedido do "Estadão Dados", mostra ainda que zona pró-PT concentra 41% dos eleitores

Na zona da cidade de São Paulo que vota tradicionalmente con­tra o PT, a renda média é quase 2,5 vezes maior que a daquela on­de o partido costuma vencer as eleições. Lá também há menos moradores que se consideram pretos e pardos e é menor a con­centração de jovens com menos de 15 anos.

Esses dados inéditos são reve­lados graças a um mapeamento do Ibope, feito a pedido do Esta­dão Dados, que dividiu a cidade em três áreas homogêneas de acordo com o comportamento do eleitorado.

Para mapear as zonas (anti- PT, pró-PT e volúvel) foi preciso promover um casamento de duas bases de dados: a de resulta­dos por local de votação, do Tri­bunal Superior Eleitoral (TSE), e a do perfil socioeconômico dos moradores por setor censitário, do Instituto Brasileiro de Geo­grafia e Estatística (IBGE).

Com ferramentas de georreferenciamento, o Ibope associou os 1.905 locais de votação nas 58 zonas eleitorais da capital com os 13.193 setores em que os bair­ros foram divididos para a reali­zação do Censo 2010. Com isso, tornou-se possível cruzar o voto com dados socioeconômicos co­mo renda, sexo, idade e raça da população.

Divisão. Ao analisar o padrão de voto dos paulistanos, o Ibope ; levou em conta três eleições ma­joritárias: para prefeito, em 2008, e para governador e presi­dente, em 2010. Os resultados mostraram que a periferia vota de forma consistente em candidatos do PT, enquanto o centro expandido pende para os candi­datos contrários ao partido.

A zona pró-PT concentra 41% dos eleitores, enquanto a antipe­tista reúne 50%. Os restantes 9% estão em uma faixa intermediá­ria, que pende para um lado ou outro em cada eleição.

Na cobertura das eleições 2012, o Estado usará essa nova metodologia como uma das va­riáveis na divulgação das pesqui­sas Ibope. Será possível acompanhar o desempenho de cada can­didato nas distintas áreas homogêneas da cidade.

A última pesquisa Ibope foi fei­ta face a face entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. Ouviu 805 eleitores em todas as regiões.

Sua margem de erro máxima estimada é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%. Isso significa que, se a pes­quisa fosse repetida 100 vezes, em 95 delas um candidato com 50% de intenção de voto poderia ter de 47% a 53%. A pesquisa foi registrada no TRE-SP com o pro­tocolo SP-00198/2012. Foi paga pelo Estado e pela Rede Globo.