Título: Governo faz pressão para aumentar empréstimos bancários
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2012, Economia, p. B4

O principal argumento do governo para incitar bancos a emprestar mais está no passado. Ao lembrar de resultados recentes, a equipe econômica diz que ampliar empréstimos em tempos de incerteza - a chamada ação anticíclica - é bom para o País e para as instituições financeiras.

"A atividade econômica poderia estar mais dinâmica se os bancos fossem menos conservadores", diz fonte do governo que acompanha o tema. Na quarta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu a colaboração dos nove maiores bancos que operam no Brasil para aumentar os volumes de crédito e continuar a reduzir juros. Apesar do tom amigável do encontro, ficou uma ameaça no ar. "O movimento da equipe econômica não se limita a essa reunião. Se precisar, vamos agir", diz a fonte.

O governo entende que a segunda rodada de reação dos bancos deve começar, mais uma vez, pela mão das instituições públicas. Dessa forma, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal devem acelerar a concessão de empréstimos ao longo das próximas semanas para tentar levar os privados a fazer o mesmo.

Confiante, o governo usa números do balanço da Caixa - divulgado quinta-feira - que mostra aumento de 25% no lucro semestral, para R$ 2,84 bilhões. Lá o crédito cresceu 45%. O ganho crescente foi na contramão do visto nos privados, que amargaram queda nos resultados. "O resultado da Caixa só mostra que é uma estratégia vencedora."

Essa é a terceira vez nos últimos anos que o governo convoca BB e Caixa para tentar acelerar a economia. A estratégia começou em 2008 e 2009, quando os dois bancos reforçaram a oferta de crédito, que estava restrita nos privados./F.N e C.F