Título: País parece nosso time de vôlei
Autor: Otta, Lu Aiko ; Dantas, Iuri
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2012, Economia, p. B3

Foi o dia de mostrar que é possível virar o jogo. Ao lançar ontem o Programa de Investimentos em Logística, a presidente Dilma Rousseff comparou a situação econômica do Brasil aos percalços enfrentados pela seleção feminina de vôlei, que obteve vitória de virada sobre os EUA, na Olimpíada de Londres, e conquistou medalha de ouro.

Emocionada, Dilma adotou o estilo de Luiz Inácio Lula da Silva, seu padrinho político, e entremeou o discurso sobre um tema árido - a infraestrutura do País - com analogias referentes ao desempenho do vôlei feminino. Ela contou que já jogou vôlei e, por isso, acompanha o assunto com "muita paixão".

"As meninas do vôlei são um exemplo do que de melhor nós, brasileiros, temos. Ser dedicado ao que se faz, ser capaz de, ao mesmo tempo, jogar com paixão, mas com a cabeça", afirmou Dilma. Enquanto ela falava, servidores em greve protestavam com um "buzinaço", na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.

Dilma disse que, nos momentos mais difíceis, o Brasil também tira forças de onde ninguém espera, como as meninas do vôlei. Aplaudida, ela destacou a importância de persistir no jogo, seja ele qual for. "Persistir sempre é ser capaz de virar quando você perde uma jogada, sabendo que logo ali pode estar a vitória", comentou. O empresário Eike Batista elogiou Dilma. "Felizes de nós que temos mulheres no vôlei e na política", filosofou./ VERA ROSA e IURI DANTAS