Título: Benefício já foi prorrogado
Autor: Dantas, Iuri
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/08/2012, Economia, p. B4

Preocupado com o desaquecimento da economia, o governo recorreu em dezembro do ano passado a uma velha estratégia: reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os setores da linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar) e móveis. O mesmo foi feito no auge da crise econômica, em 2009. Naquele ano, porém, o imposto menor pareceu ter sido mais atrativo para os consumidores. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou até a admitir possibilidade de tornar permanente as desonerações fiscais praticadas para estimular a atividade econômica, dependendo da realidade de cada setor.

Dessa vez, desde a redução de dezembro, o governo já prorrogou a medida por duas vezes, sempre preocupado em reaquecer a atividade econômicas do País. Em março, estendeu o alívio fiscal para junho. E com a economia ainda patinando manteve a prorrogação para a linha branca e móveis. Os refrigeradores continuam com redução de 15% para 5%; fogões, de 4% para zero; máquinas de lavar, de 20% para 10% e tanquinhos, de 10% para zero. Para os móveis, a alíquota do IPI foi zerada.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 11/08/2012 05:25