Título: Diretor do BC vê avanço no mercado do crédito
Autor: Neder, Vinicius
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/08/2012, Economia, p. B6

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, afirmou ontem que dois recentes relatórios do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontaram que a economia brasileira apresenta boas condições, com destaque para a solidez do sistema financeiro nacional. "As instituições (do setor) tem elevado capital e alta liquidez em suas carteiras", disse.

"O FMI também avaliou como é eficaz a nossa rede de proteção de crédito, em particular o Fundo Garantidor de Crédito", destacou, em discurso na abertura do 7.º seminário do Banco Central sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária.

De acordo com Araújo, a supervisão e fiscalização do BC é eficaz, ativa e avaliada como uma das melhores do mundo. "O Brasil cumpre todos os 30 princípios de Basileia", ressaltou.

Para ele, as boas condições da economia nacional dão lastro para que as concessões de financiamentos para famílias e empresas mantenham rota de expansão sustentável. "É natural e desejável que o mercado de crédito continue em crescimento", afirmou. "A ampliação do mercado de crédito é consequência e causa do avanço da economia."

Os comentários do diretor do BC ratificam a plena harmonia das avaliações do Ministério da Fazenda e do Banco Central sobre a necessidade de o crédito continuar em expansão, de forma sustentável, dado que a inadimplência voltou a recuar, mesmo que levemente. O nível de atividade do País apresenta melhores condições que o de muitos países avançados, sobretudo nos aspectos relacionados ao desempenho das contas públicas, com geração constante de superávit primário ao longo dos anos. Além disso, a inflação está sob controle e converge para o centro da meta de 4,5%, conforme disse Araújo há uma semana em Salvador. / RICARDO LEOPOLDO e FRANCISCO CARLOS DE ASSIS

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 11/08/2012 05:26