Título: Políticos ligados ao governo penduram até verba para VLT no pacote de concessões
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/08/2012, Economia, p. B1

A base aliada do governo pre­tende usar a Medida Provisó­ria 576, que cria a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), para inflar o pacote de concessões de ferrovias e ro­dovias lançado na semana pas­sada. Entre os pedidos dos par­lamentares - que poderão ser feitos por meio de emendas - estão desde a inclusão de tre­chos de estradas e linhas fér­reas no projeto até o financia­mento de VLTs (Veículos Le­ves sobre Trilhos) em cidades como Goiânia.

Os líderes dos partidos que apoiam o governo tiveram on­tem uma reunião com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e com o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, no Planalto. No encontro, Ideli pe­diu apoio à MP e Figueiredo fa­lou do plano de concessões de estradas e ferrovias, no valor de R$133 bilhões. Imediatamente, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), pediu que fosse incluída na proposta de concessões a duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró. "O trecho tem 350 quilôme­tros e deverá custar entre R$ 40° milhões a R$ 450 milhões", disse ao Estado o deputado. Figueire­do respondeu que estudaria o as­sunto e se o tráfego de veículos pela estrada teria peso para atrair a iniciativa privada.

Henrique Alves disse que o trânsito é pesado e que a duplica­ção favoreceria a ligação entre três sedes da Copa: Recife, Natal e Fortaleza.

"Apresentar os pleitos é um di­reito dos líderes e parlamenta­res. O governo entende que o pla­no de concessões de rodovias po­de ser melhorado", disse o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Outro que aproveitou o encon­tro para reivindicar a inclusão de trechos de rodovias e ferrovias foi o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). "O Rio Grande do Sul ficou de fora do projeto anun­ciado pela presidente. Mostrei que deve ser analisada a duplica­ção de 345 quilômetros da BR-386, entre Lajeado, no Rio Grande, e Irai, próximo à frontei­ra de Santa Catarina."

Goergen conseguiu que Fi­gueiredo marcasse uma reunião com representantes dos três Es­tados do Sul para tratar, além da duplicação da BR-386, do traçado da Ferrovia Norte-Sul, de São Paulo ao Porto de Rio Grande.

O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, candidato a prefei­to de Goiânia, pediu que o proje­to de concessões incluísse um VLT, orçado em R$ 1 bilhão. "Es­tá tudo pronto. Falta só a licita­ção", disse. A construção do VLT, que deverá percorrer 25 qui­lômetros dentro de Goiânia, é uma das promessas de campa­inha de Jovair.

A líder do PSB na Câmara, Sandra Rosado (RN), pediu ajuda pa­ra melhorar o serviço de trans­porte em Natal. E o deputado An­tônio Andrade (PMDB-MG) anunciou que pretende incluir estradas mineiras. "Agora é a ho­ra dos assuntos paroquiais. Va­mos ver quais podem ser atendi­dos", disse Chinaglia.