Título: Kassab segue propaganda de Serra na TV e ataca gestão do PT na saúde
Autor: Duailibi, Julia ; Peron, Isadora
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/08/2012, Nacional, p. A8

No dia em que tucano usou o horário eleitoral para rebater críticas de Haddad, prefeito convoca imprensa para defender sua administração

A campanha do tucano José Serra, que concorre à Prefeitura de São Paulo, usou o horário eleitoral veiculado na tarde de ontem para atacar a gestão petista na saúde. No mesmo dia, o prefeito Gilberto Kassab (PSD), aliado de Serra, convocou uma entrevista para criticar o candidato do PT, Fernando Haddad, e defender os avanços na área durante a sua administração.

Segundo integrantes da campanha tucana, as duas ações foram orquestradas. Na sexta-feira passada, Haddad abordou o tema na TV e criticou o fato de a Prefeitura não ter entregue os três hospitais que prometera. Tendo em vista que a propaganda seria repetida ontem, a equipe de Serra preparou um programa especial para responder, também na televisão, às críticas.

Além disso, na própria sexta-feira, Serra teria ligado para Kassab e sugerido que ele defendesse publicamente a sua gestão dos ataques petistas. O prefeito, então, chamou jornalistas para uma vistoria a uma unidade de Atendimento Médico Ambulatorial (AMA) na Sé e começou a falar sobre o assunto antes mesmo de ser questionado. "Temos de debater propostas e falar a verdade. Na saúde, não foi feito nada (na administração petista), ao contrário, foi reduzido", disse.

Para ele, Haddad deveria "olhar para o próprio umbigo e ver que no governo do PT foi feito muito pouco". Segundo Kassab, a administração da petista Marta Suplicy (2001-2004), da qual Haddad fez parte, diminuiu os leitos do sistema de saúde. "No nosso governo, estamos com cinco novos hospitais, mil novos leitos, 5 mil médicos", disse.

Entre os cinco hospitais contabilizados por Kassab, está o Cidade Tiradentes, na zona leste, iniciado na gestão petista. Para a Prefeitura, no entanto, o local era apenas um esqueleto de concreto antes de Serra assumir a Prefeitura, em 2005.

Ainda há o M"Boi Mirim, na zona sul, que a Prefeitura diz que não passava de um galpão cheio de materiais amontoados. Foi essa a unidade mostrada na propaganda de TV por Serra ontem. Primeiro, o candidato aparece em um vídeo de sua campanha vitoriosa para a Prefeitura, em 2004, no qual promete terminar o hospital. Em seguida, ele mostra o prédio construído.

Também estão nessa conta de Kassab dois hospitais municipalizados, o São Luiz Gonzaga, na zona norte, e o Santo Antonio, na zona leste, que foi reaberto. O último hospital prometido pelo prefeito é o Sorocabana, na Lapa, zona oeste, que deve ficar pronto até o fim do ano. Outros três hospitais - que a Prefeitura pretendia abrir por meio de parceria público-privada - não ficarão prontos este ano.

Debate. Ao ser questionado ontem sobre os comentários de Kassab, o candidato petista afirmou estar "feliz" com a entrada do prefeito no debate eleitoral. Esta foi a primeira vez, desde o começo da campanha, que Kassab atacou Haddad. "É bom que ele volte ao debate sobre a sua administração, que tem um candidato da continuidade", disse Haddad, referindo-se ao seu adversário tucano.

A campanha petista avalia que a aparição do prefeito, cuja administração é considerada ruim ou péssima para 43% dos paulistanos, contribui para a estratégia de colar em Serra a imagem da continuidade da gestão Kassab

Para Serra, a manifestação de Kassab ontem foi "natural". Ele acusou seus adversários de mentir sobre a gestão em seus programas eleitorais. "O pessoal fica falando coisas que não são verdadeiras, então o prefeito tem que chamar e esclarecer quais são as mentiras", disse. O tucano indicou ainda que pretende manter, em seu programa de TV, as críticas à gestão de Marta. "É necessário mostrar qual era a situação quando nós ganhamos a eleição em 2004", afirmou. / ARTUR RODRIGUES, BRUNO BOGHOSSIAN, BRUNO LUPION e ISADORA PERON