Título: MPF denuncia 11 pessoas ligadas ao ex-deputado Janene
Autor: Recondo, Felipe ; Gallucci, Mariângela
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/08/2012, Nacional, p. A8

O juiz Tiago do Carmo Martim, da 3ª Vara Federal de Curitiba, acolheu anteontem denúncia contra 11 pessoas ligadas ao ex-deputado e ex-tesoureiro do PP José Janene, morto em 2010. O grupo foi denunciado pelo Ministério Público Federal pelo crime de lavagem de dinheiro.

Conforme a acusação formal, os denunciados participaram direta e indiretamente, juntamente com Janene, da ocultação e dissimulação de riquezas originadas do apoio político do PP ao governo federal no período do escândalo do mensalão, entre 2003 e 2004.

Entre os denunciados estão os empresários Breno Fischberg e Enivaldo Quadrado (proprietários da corretora Bônus Banval), réus no julgamento do mensalão, e Carlos Alberto Quaglia (proprietário da Natimar), que foi excluído do processo no Supremo e será julgado na primeira instância. / JULIO CESAR LIMA

Mais decisões. Votação "fatiada" prossegue e hoje o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, deve proferir seu voto.

Votos. Barbosa e Ricardo Lewandowski condenam vários réus, entre eles Marcos Valério. Ambos absolvem Luiz Gushiken, e Lewandowski absolve João Paulo Cunha.

Atraso. Julgamento começa e tem o cronograma atrasado, por causa de debate sobre foro dos réus. Procurador-geral faz acusação e pede prisão de 36 dos 38 réus.

Fatiado. Ministros do STF decidem fatiar sentenças. Joaquim Barbosa vota pela condenação de 4 réus, entre eles João Paulo Cunha e Marcos Valério.

Defesa. Advogados fazem sustentações e negam compra de votos no Congresso. Defensor público tira do STF processo contra réu Carlos Quaglia.

Condenações. Com exceção de Ayres Britto, presidente do STF, todos os outros ministros votaram, decidindo, a maioria, pela condenação de João Paulo.