Título: Polêmica recoloca polarização na pauta
Autor: Monteiro, Tânia ; Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/09/2012, Nacional, p. A4

O embate protagonizado por Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso ocorre num momento em que a polarização política da hora no País não se dá entre petistas e tucanos, mas entre o partido da presidente e outro da base aliada: o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A divulgação da nota presidencial para rebater o artigo do ex-presidente, portanto, acaba reintroduzindo à ordem do dia o velho embate de governistas contra oposicionistas, uma espécie de Fla x Flu político que tomou conta do Brasil na última década.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o candidato petista Fernando Haddad, em ascensão nas pesquisas de intenção de voto, e o candidato tucano José Serra, em queda, dividem tecnicamente o segundo lugar na preferência do eleitorado em uma disputa liderada pelo candidato do PRB, Celso Russomanno, integrante de um partido da base de Dilma que tem estreitas ligações com a Igreja Universal do Reino de Deus.

A reação de Dilma ao artigo de FHC pode até estar ligada a uma postura de defesa incondicional do governo do antecessor e padrinho político, cuja "moral" foi duramente criticada pelo ex-presidente tucano. Não se pode descartar, porém, a influência da campanha municipal no embate.