Título: Governo dá proteção em dobro a alguns produtos
Autor: Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2012, Economia, p. B3

Alguns produtos estão sendo beneficiados com dupla proteção pelo governo. Dos setores contemplados ontem com aumento do Imposto de Importação, sete já têm sobretaxas antidumping em vigor e quatro são alvo de investigações em curso.

O governo elevou ontem as alíquotas de importação de pneus de automóveis, aços laminados, tubos de cobre e resinas de policarbonato - quatro produtos com investigações de dumping abertas recentemente. Se o resultado for positivo, será a segunda medida de proteção seguida para esses setores.

Também foram agraciados ontem com a alta do Imposto de Importação pneus de caminhão, fios de viscose e neobutano. Nesses casos, os três produtos já têm sobretaxas contra dumping em vigor e estão sendo contemplados novamente. No caso de chapas de alumínio e cartão semirrígido (também contemplados ontem), as taxas antidumping expiram este ano.

Na lista de aumento do Imposto de Importação, foram incluídas ainda peças de produtos protegidos por antidumping, como partes de calçados. Nesse caso, a medida pode coibir a montagem no País para fugir do direito antidumping.

Na avaliação de fontes do governo, não há dupla proteção, porque as medidas antidumping são punições contra práticas desleais de comércio, previstas pela legislação internacional. Além disso, taxas antidumping são aplicadas contra um país específico, ao contrário de uma elevação do Imposto de Importação, que é geral. Especialistas ouvidos pelo Estado, sob a condição de anonimato, avaliam que o governo "protege sempre os mesmos setores ".