Título: Faria o mesmo, diz tucano sobre divulgação de prontuário
Autor: Cardoso, Daiene
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/09/2012, Nacional, p. A12

O tucano José Serra chamou de "mentiroso" o episódio envolvendo o caminhoneiro José Machado, que protagonizou um quadro do programa do PT no qual dizia que estava esperando por uma cirurgia de catarata por dois anos. Para o candidato, não houve violação do sigilo médico do paciente e a Prefeitura agiu corretamente ao divulgar dados do prontuário médico do caminhoneiro. "Foi corretíssimo. Eu teria feito a mesma coisa."

No início da semana, o Estado procurou a Prefeitura a fim de que comentasse a propaganda de Haddad. A Secretaria da Saúde já dispunha de um amplo levantamento sobre o prontuário médico de Machado. Divulgou oficialmente datas de exames e procedimentos pelos quais o caminhoneiro passou desde 2007 e desmentiu a informação dos petistas segundo a qual ele sofria de catarata. Na verdade, afirmou a pasta, seu problema era pterígio, crescimento de tecido sobre a córnea. A divulgação dos dados sem a autorização do paciente é investigada pelo Conselho Regional de Medicina. O PT pediu também apurações por parte do Ministério Público.

Na avaliação do candidato, a Prefeitura cumpriu "um serviço de utilidade pública" ao buscar informações verdadeiras sobre o diagnóstico do caminhoneiro e ressaltou que "não houve violação nenhuma" do prontuário.

"Vocês (do jornal) pisaram no tomate, francamente. O PT saiu falando "pega ladrão, pega ladrão" e vocês cairam nessa. Esse cidadão não tinha catarata", disse o tucano, que não viu problemas em tornar público o prontuário do paciente. "Não é uma doença tipo aids, câncer. Se alguém tem que pagar na lei, é o PT", disse.

"Quem quebrou o prontuário médico foi o PT, que foi para televisão e disse que ele tinha tal doença", insistiu o candidato.

Ainda segundo o tucano, o programa de Haddad agiu de forma desonesta ao apresentar "uma mentira escancarada" e "vergonhosa". "O sujeito não tinha catarata, o programa do PT ficou um tempão dizendo que ele tinha, e acusando a Prefeitura. A Prefeitura foi lá e disse: mas ele não tem catarata. Pôr a culpa na Prefeitura é uma demasia."

Na quinta-feira, dois dias após a abertura do prontuário de Machado, ele teve antecipada a consulta com o oftalmologista, que estava marcada para 26 de dezembro. Após se submeter a exames, a mulher de Machado, Natalice Aleixo Santos, disse que os médicos detectaram pterígio e catarata. O candidato também achou "normal" a Prefeitura solicitar a antecipação do atendimento após a exposição na TV.

De acordo com Serra, o responsável pela dificuldade no atendimento é o Ministério da Saúde, que não cobre a biometria ultrassônica, exame realizado ontem pelo paciente.