Título: PIB fraco leva analistas a baixarem as previsões de crescimento de 2012 para 1,5%
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/09/2012, Economia, p. B1

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro voltou a decepcionar no segundo trimestre deste ano, crescendo somente 0,4% (1,6% em termos anualizados), comparado ao trimestre anterior, na série livre de influências sazonais. O resultado, que ocorreu mesmo com forte redução dos juros e diversas medidas tributárias e creditícias de estímulo adotadas desde o segundo semestre do ano passado, consolida o pessimismo em relação ao crescimento em 2012, levando a projeções de 1,5% no ano ou até menos.

Os dados do PIB do segundo trimestre foram divulgados ontem, no Rio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Foi o que se previa, um desempenho ruim, e o segundo semestre não parece nada tranquilo, dadas as sinalizações de julho e agosto", diz Sérgio Vale, economista da MB Associados. Ele reviu a projeção do ano de 1,5% para 1,3%, e prevê crescimento da apenas 3% em 2013.

Na ponta mais otimista, há análises como a do departamento de pesquisa de mercados emergentes do banco inglês Barclays, para o qual "o pior da atividade já ficou para trás e a recuperação já está começando a emergir no Brasil". O relatório cita a queda de estoques de veículos como fator positivo para o terceiro trimestre.

Em relação ao mesmo período de 2011, a expansão no segundo trimestre foi de apenas 0,5%, pior resultado desde o terceiro trimestre de 2009, em plena crise global.

Recuos na indústria, nos investimentos e nas exportações foram os principais responsáveis pelo mau resultado do PIB no segundo trimestre. Essa retração foi contrabalançada pelo ritmo apenas moderado de crescimento dos serviços e do consumo das famílias, insuficiente para produzir um resultado mais animador do PIB total no segundo trimestre.

O único bom desempenho ficou por conta da agropecuária, que cresceu 4,9% (21% anualizado) no segundo trimestre, na comparação com o primeiro, livre de influências sazonais. O setor foi puxado pelo crescimento das safras de milho, café e algodão. Porém, representando apenas 5,5% do PIB, a agropecuária não fez forte diferença no resultado total.

Mesmo com o fraco desempenho, o PIB de abril a junho registrou melhora em relação aos três trimestres anteriores, período em que a economia ficou parada, com taxas de respectivamente 0,2% negativo, 0,1% e 0,1% do terceiro trimestre de 2011 ao primeiro de 2012 (na comparação dessazonalizada com os trimestres anteriores). Nos quatro trimestres até o fim de junho, o PIB brasileiro cresceu apenas 1,2%.

A indústria teve um recuo de 2,5% no segundo trimestre, ante o primeiro, na série sem influências sazonais. No mesmo critério, a indústria de transformação também recuou 2,5%.