Título: Dirigente do PRB questiona uso de texto antigo por Arquidiocese
Autor: Arruda, Roldão
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2012, Nacional, p. A4

O presidente do PRB e coordenador da campanha de Celso Russomanno, Marcos Pereira, usou ontem seu blog para rebater a nota da Arquidiocese de São Paulo que o acusou de fomentar "discórdia, ataques e ofensas". Ele disse lamentar o fato de a instituição católica ter replicado agora, no meio do processo eleitoral, um artigo que ele publicou em 18 de maio de 2011.

"Lamento que tal exercício de pensamento, publicado há um ano e quatro meses, seja usado de maneira indevida às vésperas da eleição para a Prefeitura de São Paulo", afirmou. Ainda segundo Pereira, o texto, com o título Qual o Futuro da Educação no Brasil?, trazia uma análise de fatos sob o contexto da época. "Manifestei, naquele momento, minha liberdade de expressão e livre pensamento, sem nenhuma conotação política ou eleitoral."

A secretaria de comunicação da Arquidiocese de São Paulo também divulgou ontem uma nota sobre o caso, na qual tratou sobretudo do tempo decorrido entre a divulgação do artigo de Pereira e a reação. "A nota de repúdio é uma resposta pontual à ofensa que o senhor Marcos Pereira fez à Igreja Católica Apostólica Romana", diz o texto. "Apesar de ter sido publicada pelo senhor Pereira há pouco mais de um ano, a manifestação continua postada em seu blog e em outros ligados à Igreja Universal (como no blog do próprio Edir Macedo). Não se trata, portanto, de uma palavra ou opinião do passado. Ela continua publicada e válida para quem quiser ler."

A secretaria, que divulgou a nota a pedido do cardeal arcebispo d. Odilo Scherer, acrescenta: "A Igreja Católica não trouxe a questão para o contexto eleitoral. A questão é que, como já afirmamos, o texto continua postado no blog do pastor Marcos Pereira, que continua presidente do partido do candidato Russomanno, o PRB. Além disso, Pereira continua uma das principais lideranças da campanha de Russomanno para a Prefeitura. Tudo isso é que traz a questão para o contexto eleitoral."/ R.A.