Título: Administração e Direito, mais visados, aumentariam mais
Autor: Lira, Davi
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/09/2012, Vida, p. A22

De acordo com um outro estudo, o Mapa do Ensino Superior, produzido pelo Sindicato das Entidades de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Administração e Direito são os cursos universitários mais procurados pelos alunos da rede particular.

São justamente esses cursos mais procurados que sofreriam um reajuste de preços mais diferenciados, acima dessa média, afirma Madalena Guasco, coordenadora-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

"A gente vem acompanhando um reajuste de mensalidades bem acima da inflação. Os patrões focam o aumento de preços em cursos mais concorridos", diz Madalena.

Ainda de acordo com ela, o aumento nas mensalidades repassado aos estudantes não é revertido para os professores nem para os técnicos que trabalham nessas instituições.

Uma posição semelhante é defendida pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Para o diretor de Universidades Pagas da entidade, Bruno Júlio, não existe uma justificativa "plausível" para os reajustes.

"Os aumentos dos preços não refletem em mais qualidade. A educação não pode ser tratada como produto", afirma o representante estudantil. / D.L.