Título: Datafolha aponta empate técnico no primeiro lugar
Autor: Bramatti, Daniel
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2012, Nacional, p. A9

Candidato do PRB cai mais cinco pontos e tucano oscila um ponto para cima, segundo Datafolha; Haddad também oscila um ponto para cima e vai a 19%

Pesquisa divulgada ontem pelo instituto Datafolha mostrou nova queda forte do candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno. Com 25% das intenções de voto, cinco pontos a menos que na semana passada, ele agora está empatado tecnicamente com o tucano José Serra, que tem 23%.

O petista Fernando Haddad tem 19% das intenções de voto. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, ele também está empatado tecnicamente com Serra, pois poderia ter entre 17% e 21%, e o tucano, de 21% a 25%. Mas é um empate no limite da margem de erro - a probabilidade de os dois terem a mesma taxa é muito baixa.

Assim como o Datafolha, pesquisa Ibope/Estado/TV Globo mostrou anteontem Russomanno em queda - ele passou de 34% para 27% em uma semana.

Em relação ao Datafolha divulgado na semana passada, o candidato do PRB foi o único o que teve variação acima da margem de erro. Serra e Haddad oscilaram um ponto para cima. E Gabriel Chalita (PMDB) passou de 9% para 11%.

Tendência. A trajetória de queda de Russomanno já tem duas semanas - em 19 de setembro, ele tinha 35% das preferências, e perdeu dez pontos porcentuais desde então. Sua vantagem em relação ao segundo colocado caiu de 14 para apenas três pontos. No mesmo período, Serra oscilou positivamente dois pontos, e Haddad subiu quatro.

Nos últimos dias, o candidato do PRB foi alvo de ataques diretos dos adversários, depois de ter sido poupado por Serra e Haddad durante os dois primeiros meses da campanha, quando se consolidou na liderança.

Russomanno também recebeu críticas indiretas da cúpula da Igreja Católica em São Paulo. O arcebispo d. Odilo Scherer disse que o coordenador de campanha de Russomanno, Marcos Pereira - bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, fomentou a intolerância religiosa em um artigo publicado na internet.

Mesmo em queda, Russomanno ainda é o favorito em um eventual segundo turno. Ele venceria Serra por 47% a 35% e Haddad por 45% a 36%. Um eventual confronto entre PT e PSDB seria vencido por Haddad (44% a 39%).

O Datafolha ouviu 2.099 eleitores ontem e anteontem. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-01536/2012.