Título: Candidato não é o responsável, diz advogado
Autor: Gallo, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2012, Nacional, p. A12

O candidato Celso Russomanno (PRB) não respondeu aos questionamentos enviados pelo Estado à sua assessoria até o fechamento desta edição. Seu advogado no caso, Renato Moreira Menezello, afirmou que seu cliente não tem responsabilidade no caso porque as promessas não foram feitas pelo programa, mas pelas empresas.

"A promessa não era do programa. Cada empresa foi até o programa e disse "eu vou contratar"", afirmou ele. "Ninguém prometeu empregá-los na televisão. Eles entraram com ação dizendo que o programa não deu. O programa não tinha nada com isso."

Segundo Menezello, todas as empresas que compareceram ao programa enviaram cartas e telegramas para a família para avisá-los sobre como proceder para obter o que havia sido prometido.

"Eles não compareceram em nenhum dos chamados. Eles foram notificados pelas empresas e não apareceram. O cara da Microlins ofereceu um curso para a menina deles e ela não apareceu pra fazer a matrícula", disse. "Não posso ser responsável por ir à casa das pessoas, pegá-las pelo braço e levar até o emprego."

Questionado se Russomanno não obteve nenhum tipo de benefício ou vantagem pela exposição do caso na TV, o advogado afirmou: "Pode ser no seu entendimento, mas juridicamente não. Ele pode se beneficiar com o programa, saiu no programa... Agora, nem a empresa se beneficia. O eventual benefício que ela pode ter tido com a exposição no programa acabou com o custo dessa ação judicial".

No processo, Russomanno e a RedeTV! alegaram ilegitimidade para figurar na ação. A juíza, contudo, afirmou que ambos eram partes legítimas por serem responsáveis, respectivamente, pela apresentação e veiculação.

A RedeTV! afirmou que "não comenta processos judiciais".

O grupo Multi, hoje detentor da marca Microlins, disse, por meio de sua assessoria, que a Microlins S.A., pessoa jurídica constante do processo, ainda pertence a seus antigos donos, e que portanto não comentaria o caso.

O grupo Trasmontano não se pronunciou até esta edição ser concluída. A reportagem não encontrou os responsáveis pela Rede Auto Posto Lava Bem.