Título: Russomanno cai 7 pontos e está com 27%; Serra chega a 19% e Haddad mantém 18%
Autor: Bramantti, Daniel
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/10/2012, Nacional, p. A4

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, perdeu fôlego na reta final da campanha e caiu sete pontos porcentuais em uma semana, de 34% para 27%, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada ontem. O tucano José Serra, com 19%, e Fernando Haddad, com 18%, mantiveram a situação de empate técnico.

Até a semana passada, Russomanno tinha 16 pontos porcentuais de vantagem sobre Haddad, o adversário mais próximo naquele levantamento. Agora, a distância caiu pela metade, chegando a oito pontos à frente de Serra. A cinco dias da eleição, esse movimento torna ainda mais indefinido o quadro do segundo turno na cidade.

Em relação à pesquisa anterior do Ibope, concluída em 25 de setembro, Serra oscilou dois pontos para cima, e Haddad se manteve no mesmo patamar. O petista, que disputa com Russomanno o eleitorado da periferia, tradicional reduto do PT, não se beneficiou da queda do líder.

Gabriel Chalita (PMDB) avançou três pontos porcentuais e chegou pela primeira vez a um resultado de dois dígitos. O peemedebista está com 10%.

A taxa de intenção de votos de Russomanno é, agora, praticamente a mesma que ele tinha antes do início da propaganda eleitoral na TV. O maior índice que ele atingiu foi de 35%, na primeira quinzena de setembro.

Proximidade. Na pesquisa espontânea, aquela em que os entrevistados declaram a intenção de voto antes de ler a lista de candidatos, os três principais concorrentes aparecem ainda mais próximos: Russomanno tem 24%, Serra, 17%, e Haddad, 16%. Nessa modalidade, o candidato do PRB caiu cinco pontos na última semana.

A pesquisa espontânea é a que revela o voto mais consolidado, e também o grau de apatia e desinformação do eleitorado. Nada menos que 40% dos entrevistados não apontaram espontaneamente o nome de um candidato em que estão propensos a votar. Pouco mais de um quarto desse contingente cogita votar nulo ou em branco.

Na pesquisa estimulada, a divisão do eleitorado por faixas de escolaridade mostra Russomanno na liderança isolada em todos os grupos, com exceção do que tem curso superior. Nesse caso, os candidatos do PSDB, do PRB e do PT têm, respectivamente, 25%, 19% e 17%. Chalita, com 14%, atinge seu melhor índice entre os mais escolarizados.

Serra, com 28%, é o líder no eleitorado com renda superior a cinco salários mínimos, seguido por Russomanno (20%) e Haddad (18%).

Segunda rodada. As projeções de segundo turno mostram que, se a eleição fosse hoje, Russomanno venceria os dois principais adversários - por 39% a 30%, contra Haddad, e por 46% a 28%, se o confronto fosse com Serra. Em uma eventual disputa entre PT e PSDB, Haddad seria eleito por 38% a 31%.

A taxa de rejeição do tucano variou de 40% para 38% e ainda é a maior entre os candidatos. A do petista passou de 16% para 19% e a do representante do PRB, de 14% para 16%.

Quase a metade dos paulistanos (49%) acha que Russomanno será o sucessor de Gilberto Kassab. A expectativa de vitória de Serra e Haddad é igual para ambos: 16%.

Após quase 40 dias desde o início do horário eleitoral no rádio e na TV, 49% dos entrevistados afirmam que ainda não assistiram à propaganda dos candidatos. Quanto maior a renda dos entrevistados, menor é a probabilidade de que tenham sido expostos ao marketing das campanhas. Entre os que dizem ter assistido, os programas mais lembrados são os de Russomanno (79%), Haddad (73%) e Serra (71%).

O Ibope ouviu 1.204 pessoas entre os dias 27 de novembro e 2 de outubro. A margem de erro máxima do levantamento é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-1474/2012.