Título: Na TV, Haddad faz apelo por voto útil
Autor: Rosa, Vera ; Lupion, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2012, Nacional, p. A4

No penúltimo dia de horário eleitoral na TV, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, apostou na estratégia do voto útil para conquistar os eleitores nesta reta final da campanha. A propaganda levantou a tese de que Haddad teria mais chance do que José Serra (PSDB) de derrotar o líder nas pesquisas, Celso Russomanno (PRB), no segundo turno.

A linha de raciocínio seguida é a de que o tucano - que tem um índice de rejeição de 40%, segundo a última pesquisa Ibope - "seria facilmente batido" pelo candidato do PRB.

A estratégia de apelar ao voto útil para chegar ao segundo turno foi discutida anteontem em reunião no salão de festas do prédio de Haddad, que contou com a presença da nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do presidente do PT, Rui Falcão. Marta lembrou que na eleição para o governo paulista, em 1998, foi "vítima" do voto útil contra Paulo Maluf. Na época, quem ganhou a disputa foi o tucano Mário Covas. Diante de um grupo formado por cem jovens, que apoiam sua candidatura e também participaram do encontro, Haddad pediu empenho nestes últimos dias. "Não podemos permitir que aconteça conosco o que aconteceu com a Marta, em 1998", afirmou o candidato.

O programa de Russomanno, por sua vez, atribuiu os ataques que o candidato vem sofrendo ao "desespero e leviandade" de seus adversários. Já Serra voltou a repetir a crítica de que não dá para votar "de jeito nenhum" no PT e de que o candidato do PRB não teria experiência para administrar São Paulo. / ISADORA PERON, VERA ROSA e BRUNO LUPION