Título: Dilma afirma que não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo
Autor: Rosa, Vera ; Lupion, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2012, Nacional, p. A4

A presidente Dilma Rousseff reagiu ontem às críticas do candidato do PSDB à Prefeitura, José Serra, atacou duramente os tucanos e disse que vai, sim, "meter o bico" na eleição municipal de São Paulo. Ao participar do último comício de Fernando Haddad (PT), ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma chamou os adversários de "intolerantes". "Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo", afirmou ela.

José Patrício/AEA presidente reagiu às críticas do candidato do PSDB Em 20 minutos de discurso, Dilma usou quatro vezes a expressão "meter o bico" e ficou com a voz embargada ao lembrar dos tempos da ditadura, quando foi presa e torturada, em São Paulo, nos anos 1970. "Venho aqui hoje porque meter o bico na eleição de São Paulo significa muito para mim", insistiu a presidente, aplaudida pela plateia no palanque montado perto da Cohab Itaquera.

Sem esconder a emoção, Dilma afirmou que na ditadura lutou pelo direito de os brasileiros "meterem o bico" em todos os assuntos. Ex-integrante de grupos de extrema esquerda, ela ficou detida no Presídio Tiradentes por dois anos.

No mês passado, Serra afirmou que a presidente mal conhecia São Paulo e por isso não deveria "meter o bico" na capital. No comício de domingo, ele voltou à carga contra o PT e comparou Lula a um "poderoso chefão".

"Eu morei na Celso Garcia, conheci a luta contra a ditadura. Foi pelas liberdades, pelo direito de cada um dos paulistas e dos brasileiros de meter o bico em todos os assuntos que eu lutei aqui em São Paulo. Devo a São Paulo não só respeito, mas gratidão por ter me protegido", afirmou a presidente.

Lula e Dilma trocaram abraços no palanque por mais de uma vez. Mesmo depois de sua afilhada ter deixado o palco para se dirigir a um compromisso na cidade, ele a elogiou. "Acho extraordinária a coragem de nossa presidente de sair de Brasília e vir aqui na zona leste para olhar na cara de cada mulher, de cada homem, e dizer: 'Eu vim aqui meter o bico porque o meu bico não é grandão que nem o de tucano. É menor porque não é predador."

Dilma disse que estava feliz por estar ali, ao lado de Haddad e dos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marta Suplicy (Cultura), mas fez um afago especial a Lula. "Se tem um homem no País que fez a diferença, esse homem se chama Luiz Inácio Lula da Silva. É um homem que o mundo inteiro respeita (…) Ele deixou para mim uma herança bendita. Não há quem mude o fato de que ele fez o melhor governo nesse País e ninguém vai tirar de nós essa herança. Nem vamos esquecer que essa herança é bendita."

Em artigo publicado recentemente no Estado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que Dilma recebeu uma "herança pesada". Ela reagiu com nota na qual dizia que Lula era um estadista.

Ao pedir votos para Haddad, ex-ministro da Educação a quem chamou de "realizador de sonhos", a presidente deu outra estocada nos tucanos. "Eu não falo mal de ninguém. A gente deve ficar de olho bem aberto com esse pessoal que vive falando mal dos outros. São intolerantes."

Em seu discurso, Lula disse que os tucanos tentaram criar divergências entre ele e Dilma, mas não conseguiram. Afirmou, ainda, que o Brasil melhorou "contra a vontade" do PSDB. "Eles passaram a campanha de 2010 falando mal da Dilma. Aí, quando ganhamos as eleições, passaram a achar que eles eram amigos da Dilma e tentaram criar uma animosidade entre nós, sem saber que entre nós não vai haver nenhuma diferença porque temos projeto em comum."

Lula explorou a ligação de Serra com o prefeito Gilberto Kassab (PSD). "Vocês se arrependeram de votar no Kassab?", perguntou à plateia. Diante da resposta positiva, continuou: "E vocês se arrependeram de votar no Serra?" O ex-presidente aproveitou os aplausos para pedir aos eleitores que não votassem no tucano. "Ele não está a fim de ser prefeito, Ele já foi uma vez. Por que saiu da Prefeitura?", insistiu, numa referência à renúncia do tucano em 2006 para disputar o governo do Estado.

Sem citar o nome de Celso Russomanno (PRB), também fez referência indireta a ele. "Estar na TV dizendo que vai arrumar a vida do povo e dar uma dentadura é uma coisa e ser prefeito é outra." À vontade diante da plateia, Lula soltou um palavrão e disse que os tucanos estão "putos da vida" porque pobre agora viaja de avião até para Bariloche. Para ele, os adversários do PSDB não têm coragem de "amassar barro" na periferia.