Título: Dilma chega ao Peru para cúpula com países árabes
Autor: Paraguassu, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2012, Internacional, p. A12

Crise no Oriente Médio impediu que vários chefes de Estado viajassem a Lima e esvaziou reunião com bloco sul-americano

A presidente Dilma Rousseff chegaria nesta madrugada ao Peru para participar da Cúpula América do Sul-Países Árabes, que deverá debater hoje a crise no Oriente Médio, a ampliação da cooperação econômica, condenar a violência na Síria e reconhecer o Estado palestino.

A cúpula perdeu parte de seus representantes árabes. Dos 31 países participantes, apenas os sul-americanos enviaram chefes de Estado. Do outro lado, na sua maioria, chanceleres e ministros. O presidente do Egito, Mohamed Morsi, chegou a confirmar presença, mas desistiu em razão da crise na região.

Apesar de exaltar a cooperação econômica e o avanço do comércio entre as duas regiões, que cresceu 40% entre 2009 e 2011, o texto final deve ter como destaque temas do Oriente Médio, especialmente a condenação unânime da violência na Síria. O país, suspenso da Liga Árabe desde novembro, também está fora do encontro.

Diante do esvaziamento da cúpula, Dilma decidiu apenas na sexta-feira participar do encontro, Em seu discurso, ela deve levantar o tema da Primavera Árabe, tratar dos avanços obtidos no Egito, elogiar o fórum América do Sul-Países Árabes.