Título: UE revisará plano de recapitalização dos bancos espanhóis
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2012, Economia, p. B10

O comissário de Assuntos Econômicos e Monetários da União Europeia, Olli Rehn, afirmou que a Comissão Europeia deve revisar ao longo dos próximos dois meses o plano da Espanha para a recapitalização dos bancos locais. A declaração foi dada após um encontro com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e o ministro de Finanças, Luis de Guindos.

Rehn disse que o projeto de recapitalização dos bancos da Espanha está nos trilhos e que esse processo não deve afetar o déficit estrutural do país, pois as perdas assumidas pelo governo podem ser tratadas de maneira diferente e, assim, não serem contabilizadas no déficit.

O comissário afirmou ainda que as metas para o orçamento da Espanha são ambiciosas, mas realistas. "Tenho plena confiança que o governo vai adotar as ações necessárias para restaurar a economia", disse ele, segundo o jornal "El País". Ele defendeu ainda o aumento na idade mínima de aposentadoria, para acompanhar o envelhecimento da população e "garantir a sustentabilidade das contas públicas".

Rehn afirmou que a UE está "pronta, disposta e preparada para agir" se o governo da Espanha solicitar ajuda internacional. Mas ele ressaltou que até o momento não há nenhuma negociação nesse sentido. / DOW JONES NEWSWIRES