Título: Aécio ironiza Dilma e diz que ninguém é dono de Minas
Autor: Tosta, Wilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/10/2012, Nacional, p. A14

Em mais um passo na troca de ataques com a presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB) rebateu ontem com du­reza e ironia as críticas recebidas quarta-feira no comício do candi­dato do PT à prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias. Para Aécio, Dilma, pela "agressivida­de que demonstrou no pronun­ciamento", ficou parecida com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "na desqualificação do adversário". O senador disse ter curiosidade em saber onde a "mi­neira Dilma Rousseff" votará amanhã - nascida em Minas, a presidente tem domicílio eleito­ral em Porto Alegre, onde foi mo­rar depois de cumprir prisão polí­tica em São Paulo, na ditadura.

A guerra de declarações se acir­rou nos últimos dias, dando con­tornos nacionais à disputa pelo comando da administração mu­nicipal local. "Eu fiquei muito honrado por a presidente ter dei­xado Brasília e vindo aqui para responder às minhas indaga­ções. Lamento que ela tenha pre­cisado de uma cola para lembrar das reivindicações de Minas Ge­rais", afirmou, ironizando o fato de a presidente ter dito que tinha um pedaço de papel com uma lis­ta de coisas para rebater, no co­mício do PT. "E nosso Estado tem uma tradição desde o final do século 17 de prezar muito a liberdade. Esta história de "Mi­nas tem dono", "Belo Horizonte tem dono" é um desrespeito ao eleitor de Belo Horizonte", afir­mou, referindo-se ainda ao discurso da presidente.

Para Aécio, "a presidente la­mentavelmente esqueceu de di­zer que Belo Horizonte tem um prefeito chamado Márcio Lacer­da, muito bem avaliado pela po­pulação, e a população de Belo Horizonte tem todo o direito de querer que ele continue". Aécio criticou Dilma durante caminha­da da campanha do prefeito Mar­eio Lacerda (PSB) à reeleição pe­la Avenida Afonso Pena, a princi­pal de Belo Horizonte.

O candidato petista Patrus Ananias, em caminhada na cida­de, saiu em defesa de Dilma. "A presidente esteve em Belo Hori­zonte, veio para a minha candidatura, numa atitude democrática e absolutamente dentro da lei", afirmou. "Ninguém de fato é do­no de Belo Horizonte, nem de Minas Gerais."