Título: BCE decide manter juros em 0,75%
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/10/2012, Economia, p. B9

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, anunciou ontem que a instituição decidiu manter sua taxa básica de juros inalterada, em 0,75%. Em entrevista à imprensa, Draghi reiterou que o euro é irreversível e que a instituição está pronta para comprar bônus de economias problemáticas da zona do euro.

A Espanha, no entanto, ainda não se decidiu sobre um possível pedido de ajuda à União Europeia, o que abriria as portas para o BCE ativar seu programa de compras de dívida soberana.

Draghi afirmou que a economia da zona do euro continuou fraca no terceiro trimestre deste ano. "Indicadores econômicos, em especial os resultados de pesquisas qualitativas, confirmam a continuação da fraca atividade econômica no terceiro trimestre de 2012, em um ambiente caracterizado pela alta incerteza", disse ele no discurso divulgado na íntegra no website do BCE.

Draghi destacou que o PIB da zona do euro teve contração de 0,2% no segundo trimestre, em relação ao primeiro trimestre, após o crescimento zero nos três primeiros meses do ano. Ele disse ainda que a economia deve continuar fraca e que a zona do euro vai se recuperar apenas muito gradualmente.

O presidente da autoridade monetária explicou que as ações adotadas pelo BCE impulsionam o crescimento, mas a atividade econômica é prejudicada pelos processos de ajuste nos balanços patrimoniais de empresas dos setores financeiro e não financeiro, além das altas taxas de desemprego e da recuperação desigual dentro do bloco.

Antes do BCE, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) também deixou inalterada sua taxa de juros principal, em 0,50%. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS