Título: Programa de Serra defende continuidade
Autor: Boghossian, Bruno ; Chapola, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/10/2012, Nacional, p. A8

Documento lançado ontem prioriza continuidade de projetos da atual administração e traz novas propostas para crianças e idosos

O candidato do PSDB a prefei­to de São Paulo, José Serra, lançou ontem um plano de go­verno que defende o legado que será deixado pela gestão de Gilberto Kassab (PSD), pro­põe a continuidade de proje­tos em andamento e apresen­ta programas de atenção volta­dos para crianças e idosos. O material foi elaborado com o auxílio de funcionários de alto escalão da Prefeitura, com o objetivo de adequar as propos­tas ao orçamento municipal.

A equipe de Serra compilou propostas que o candidato tem apresentado ao longo da campa­nha e apresentou um documen­to que defende a manutenção e a ampliação de marcas da atual gestão: o Programa Cidade Lim­pa, o Atendimento Médico Ambulatorial (AMA), as operações urbanas, o Programa Remédio em Casa e a Operação Delegada.

No anúncio de novos proje­tos, o tucano priorizou o atendi­mento de saúde, a criação de re­des integradas de serviços públi­cos e a informatização da gestão.

"Evitamos de ter propostas com nomes pomposos ou com pegada "publicitária". São Paulo precisa de um conjunto de ações factíveis e bem articuladas entre si. Foram trabalhadas diversas metas e observadas as questões orçamentárias", disse Hubert Alquéres, coordenador do progra­ma de governo de Serra.

Serra não pretendia lançar um documento compilado com seus planos para a Prefeitura, mas decidiu fazê-lo ontem, a 13 dias do 2.º turno. Os tucanos que­riam evitar que Fernando Haddad (PT), seu adversário, apre­sentasse seu programa de gover­no como um ativo eleitoral na disputa. O petista lançou um do­cumento no dia 13 de agosto.

A equipe tucana incluiu no pro­grama de governo de Serra uma série de projetos que já estão em andamento ou haviam sido pro­metidas por Kassab em sua cam­panha pela reeleição, em 2008, mas que não serão concluídas até o fim do mandato. O plano de Haddad também contempla obras viárias e corredores de ôni­bus que já estão em licitação.

Entre os principais pontos do prograrga de Serra estão proje­tos de atenção a crianças e ido­sos, nos moldes do Mãe Paulistana- bandeira da passagem do tucano pela Prefeitura (2005-6).

Um dos projetos é o Primeira Infância Paulistana, inspirado em políticas públicas desenvolvi­das pelo presidente americano Barack Obama, com foco em crianças de até três anos. O obje­tivo é integrar o atendimento in­fantil nas áreas de saúde, educa­ção e assistência social.

"Trata-se de uma medida que tem sido uma grande preocupa­ ção do governo Obama e todos os estudos da neurociências hoje em dia apontam para a impor­tância e necessidade deste cuida­do", explica o Alquéres.

Em formato similar, a equipe de Serra também propõe a cria­ção do programa Idoso Paulistano, para a terceira idade.

O capítulo dedicado à educação destaca a necessidade de ampliação de oferta de creches e pro­põe a criação de uma bolsa para que mães de baixa renda que não encontrem vagas na rede pública matriculem seus filhos em estabelecimentos particulares. A pro­posta havia sido apresentada no 1.° turno por Soninha (PPS), que agora apoia Serra.

O tema é sensível às campa­nhas de Serra e Haddad. O tuca­no defende a gestão Kassab de críticas por não ter cumprido a meta de zerar o déficit de vagas na área. O petista sofre ataques pelo avanço lento de um progra­ma de construção de estabeleci­mentos de ensino infantil quan­do era ministro da Educação.

Para o ensino técnico, a campa­nha de Serra apresenta a propos­ta de criação de uma rede munici­pal profissionalizante com o ob­jetivo de elevar o número de ma­trículas de 66 mil para 100 mil.