Título: Presidente pratica para se mostrar mais empolgado
Autor: Marin, Denise Chrispin
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/10/2012, Internacional, p. A12

Enquanto o presidente Barack Obama se espremia com assessores próximos nas dependências do resort espetacular do que foi a Kingsmill Plantation no século 17, em Virgínia, a história que dominou suas sessões de estudo foi de um tipo bem mais recente: como não repetir os erros que cometeu no seu primeiro debate com Mitt Romney uma semana e meia atrás, quando se comportou de maneira passiva enquanto um rival agressivo o dominava, causando uma reviravolta na campanha.

O presidente e seus assessores claramente levaram a preparação para o debate bem mais a sério desta vez. Obama reservou mais tempo e seus auxiliares disseram que tentariam manter as interrupções ao mínimo.

Obama estava num resort não com um, mas com três campos de golfe. No entanto, não levou tacos e não tinha planos de jogar.

Não haveria visitas a locais históricos (ele foi criticado por ir à Represa Hoover quando devia estar estudando para o último debate, em Denver); sua única saída do local, no domingo, durou somente meia hora. Foi a um escritório de campanha, onde fez telefonemas a voluntários e entregou pizza aos assistentes.

Desta vez, em vez de se concentrar nos fatos básicos do debate - ninguém acha que o presidente precise se atualizar sobre a retirada de soldados americanos do Afeganistão, por exemplo -, Obama está praticando como questionar Romney, coisa que inexplicavelmente não fez no dia 3 em Denver.

“Ele não é um cara que precisa ser questionado sobre fatos”, disse um assessor de Obama sobre o presidente. “O que ele precisa é trabalhar o estilo.” Tradução: como acusar Romney de torcer os fatos, sem parecer rude.

Obama observou seu colega de chapa, o vice-presidente Joe Biden, atacar o republicano Paul Ryan no debate vice-presidencial da quinta-feira, e muitos consideram que Biden se saiu muito melhor do que o chefe. Ele assistiu ao debate a bordo do Air Force One voando de Miami, onde comparecera a um comício de campanha, para Washington. “Essa foi muito boa”, disse Obama diversas vezes das tiradas sarcásticas de Biden.