Título: SIP discute, por 5 dias, liberdade e desafios digitais
Autor: Manzana, Gabriel
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2012, Nacional, p. A16

Violência, internet paga e sustentabilidade serão também temas da 68ª Assembleia-Geral da entidade, que começa amanhã em SP

A partir de amanhã, cerca de 450 jornalistas e empresários de comunicação de mais de 30 países da América Latina reúnem-se em São Paulo para discutir, durante cinco dias, o presente e o futuro da imprensa na região.

São 65 palestrantes e conferencistas, dezenas de painéis e debates. Entre seus convidados ilustres, a 68.ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) terá o ex-chanceler espanhol Jorge Castañeda, os jornalistas Arthur Sulzberger Jr., do New York Times, e Juan Luís Cebrián, do El País, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Alan Garcia, do Peru, e a ex-senadora Marina Silva.

O encontro será no Hotel Renaissance, na região central da cidade - e para a solenidade de abertura oficial, na segunda-feira, estão convidados a presidente Dilma Rousseff, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab.

É a quinta vez que o Brasil organiza esse encontro. O comitê anfitrião é formado pelos jornais A Tribuna, Correio Popular, Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo, O Estado de S. Paulo, O Globo, O Popular, Zero Hora, Diários Associados, Grupo Abril e Grupo Estado. Julio Cesar Mesquita, do Grupo Estado, presidente do Comitê Anfitrião, e o presidente da SIP, Milton Coleman, farão a abertura solene da assembleia e a das sessões da Comissão de Liberdade de Imprensa.

Problemas não faltam para serem discutidos nesses cinco dias. O cenário já conhecido - também analisado no encontro anterior, em Lima, no Peru -, de governos que tentam controlar a informação, ganha novas cores com a decisão da Venezuela de deixar a C0missão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (CIDH) - gesto que pode ser seguido por governos vizinhos. Além disso, painéis especializados vão discutir temas novos, como o pagamento pelo conteúdo da internet e a adaptação às novas tecnologias digitais.

Violência. À sombra dos debates, um número inquietante: os 418 jornalistas mortos desde 1997 no continente, "um número alto demais", como resume o diretor executivo da SIP, Julio Muñoz. A crescente violência contra jornais e jornalistas e a impunidade dos criminosos deverão tomar a maior parte das sessões em que será passada a limpo, país por país, a liberdade de informação no continente.

Já no primeiro dia, um dos painéis discutirá "Liberdade de imprensa e direito à privacidade", tendo como pano de fundo duas questões: onde termina o interesse público e começa a invasão de privacidade pela imprensa? E, em segundo lugar, como os editores devem lidar com isso? A atriz Regina Duarte será uma das participantes.

Sulzberger Jr., do NY Times, fará uma palestra sobre o futuro do jornalismo. Judith Brito, ex-presidente da Associação Nacional de Jornais, participará do debate sobre pagamento de conteúdo na internet. Fernando Henrique Cardoso e Alan Garcia, ex-presidente do Peru, estarão em um painel sobre "liberdade de expressão e direito à informação".

Entre as inovações, a assembleia terá um "Domingão na SIP", que reunirá jornalistas, professores e estudantes de jornalismo em vários painéis sobre o futuro da profissão. Outra será o pelotão de especialistas encarregado de explicar aos participantes de outros países quais os bons programas turísticos e gastronômicos de São Paulo.