Título: Hollande e Rajoy querem união bancária já
Autor: Leolpoldo, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2012, Economia, p. B10

Em mais um sinal de que os países do sul se organizam para fazer frente à Alemanha, o presidente da França, François Hollande, e o premiê da Espanha, Mariano Rajoy, pediram ontem a criação de uma união bancária na zona do euro ainda em 2012.

O anúncio foi feito em um encontro no Palácio do Eliseu, em Paris, e contraria os interesses da chanceler alemã Angela Merkel, que deseja postergar a decisão. O novo choque de visões tem data e lugar para ocorrer: 18 e 19 de outubro, em Bruxelas.

O encontro entre Hollande e Rajoy fez parte da 21.ª cúpula bilateral, que trouxe a Paris vários ministros espanhóis, inclusive os de Economia e Relações Exteriores. A mobilização serviu para que os dois líderes discutissem a crise das dívidas sob vários ângulos, inclusive das implicações políticas de um eventual pedido de socorro de Madri ao recém-criado Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), espécie de FMI da zona do euro. Em público, porém, o primeiro-ministro espanhol não quis responder se pedirá ou não resgate a Bruxelas.

Questionados sobre a união bancária, os dois líderes foram enfáticos em favor da aceleração do projeto, em fase de tramitação. "Nós devemos avançar tanto quanto for possível sobre a união bancária e sobre a supervisão dos bancos, com o Banco Central Europeu (BCE) tendo a responsabilidade sobre a zona do euro e do conjunto dos bancos", afirmou Hollande, arriscando os próximos passos. "A seguir, outras etapas deverão ser vencidas para a união bancária."

A tomada de posição dos dois líderes em favor da união dos sistemas financeiros nacionais contraria os interesses da Alemanha. Em 22 de setembro, no último encontro entre Hollande e Merkel, o presidente francês insistiu que "quanto mais cedo" a união fosse efetivada, "melhor". A chanceler afirmou instantes depois: "A união bancária levará o tempo que for necessário".

Desde então os dois países estão em descompasso sobre o tema. A questão deverá ser evocada em 18 e 19 de outubro, na próxima cúpula de chefes de Estado e de governo da UE, em Bruxelas. No último encontro, em junho, uma frente formada por Hollande, Rajoy e pelo premiê italiano Mario Monti resultou em um recuo de Merkel.