Título: Petistas temem possível foto com candidato derrotado
Autor: Duailibi, Julia; Gallo, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/10/2012, Especial, p. H1

Setores do PT já começam a demonstrar preocupação com os termos de um possível apoio de Celso Russomanno a Fernando Haddad no 2º turno da eleição pela Prefeitura de São Paulo.

Eles avaliam que uma foto de Haddad ao lado do candidato derrotado do PRB poderá ser mal recebida por parcelas do eleitorado do centro expandido, onde o PT enfrenta resistência e o tucano José Serra, seguindo a tradição do PSDB, obteve suas votações mais expressivas no primeiro turno. O ex-presidente Lula alçou Haddad à disputa municipal com o argumento de que ele ajudaria o partido a conquistar justamente esse eleitorado.

Para ilustrar o argumento, esses petistas lembram que, na sexta-feira, um ato convocado por artistas e estudantes com o mote "Amor sim, Russomanno não", reuniu centenas de pessoas na Praça Roosevelt, centro da cidade, mesmo em uma noite de chuva. A busca por alianças foi discutida ontem em reunião no diretório municipal do PT, no centro da capital paulista.

O comando da campanha de Haddad, porém, avalia que o custo-benefício é positivo, pois o voto em Russomanno representaria o desejo da mudança e seu apoio explícito ajuda a canalizar esse eleitorado para Haddad, especialmente nas periferias.

Essa discussão remete ao efeito de outra fotografia para a qual Haddad se viu obrigado a posar, em junho, para selar o apoio do PP à coligação petista. Líder do partido, o ex-prefeito e deputado Paulo Maluf exigiu a presença do candidato do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa, no Jardim América. A foto do encontro fez a ex-petista Luiza Erundina, deputada pelo PSB, a desistir de ser candidata a vice de Haddad.