Título: PSDB supera PT em confrontos diretos
Autor: Bramatti, Daniel ; Rossi, Amanda
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2012, Nacional, p. A8

Nos municípios onde os dois partidos se enfrentaram, candidatos tucanos venceram no 1º turno em 41% dos casos e foram derrotados em 31%

Nas cidades onde houve confrontos entre PT e PSDB no 1.º turno, os petistas tiveram menos vitórias que os adversários. O mesmo aconteceu quando o PT enfrentou candidatos do PMDB e do PSB.

O confronto mais frequente foi entre petistas e peemedebistas. Levantamento do Estadão Dados mostra que dois partidos concorreram como adversários em 579 municípios, sendo que 559 definiram a eleição no 1.º turno. Destes, o PMDB ganhou em 221 (40%), enquanto o PT triunfou em 169 (30%). Nos restantes 169, o vencedor foi um terceiro partido.

Ao disputar prefeituras com tucanos, o PT venceu em 155 cidades (31% dos confrontos) e perdeu para o PSDB em 207 (41%). Nos enfrentamentos com o PSB, os petistas ganharam em 28% dos casos (67 prefeituras) e foram derrotados em 32% (78 cidades).

A desvantagem do PT nos confrontos diretos também pode ser observada quando se usa o critério do tamanho do eleitorado. Contra o PMDB, o partido perdeu em cidades cuja soma do eleitorado chega a 5,1 milhões, e venceu em um universo de 3,7 milhões.

No grupo onde não haverá 2.º turno, os principais confrontos entre PT e PMDB, vencidos por um dos dois partidos, aconteceram em Santa Maria (RS), Gravataí (RS), Petrolina (PE), Novo Hamburgo (RS) e Ipatinga (MG), por ordem decrescente do tamanho do eleitorado. Apenas na última a vitória foi de um petista.

Os candidatos petistas ganharam de adversários do PSDB em cidades com eleitorado somado de 5,9 milhões. Mas perderam em municípios com 7 milhões de eleitores ao todo.

Indefinição. O principal confronto entre um petista e um tucano se dará na capital paulista, onde Fernando Haddad enfrentará José Serra no segundo turno. Das cidades com disputas definidas no primeiro turno e onde PT e PSDB estiveram em campos opostos, Osasco, na Grande São Paulo, é a mais populosa. Lá, o petista Jorge Lapas foi considerado vencedor, e os votos do tucano Celso Giglio nem sequer foram contados, já que sua candidatura foi indeferida por problemas legais. O PSDB recorreu, e o caso ainda será decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Depois de Osasco, por ordem de eleitorado, os maiores confrontos entre PT e PSDB foram em São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Santos (SP). Os tucanos venceram apenas na última cidade.

Os confrontos entre PT e PSB ganharam dimensão política após o rompimento da aliança entre os partidos em capitais importantes como Belo Horizonte e Fortaleza. Na primeira, Márcio Lacerda (PSB) foi reeleito, e na segunda, Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) foram para o 2.º turno.

Nas 78 cidades onde o PSB derrotou o PT no 1.º turno, o eleitorado soma 4 milhões. Onde os petistas ganharam, o total é de 2,6 milhões.

Candidatos peemedebistas enfrentaram os tucanos em 507 cidades que já definiram a eleição no último domingo. Destas, o PMDB levou 43% e o PSDB ficou com 35%. A maior vantagem do partido do vice-presidente da República, Michel Temer, foi na região Sul, onde estão seis entre dez cidades em que a sigla abateu o PSDB.

O PMDB também enfrentou 279 vezes o PSB, partido do atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Após o 1.º turno, o PMDB ficou com a prefeitura de 40% das cidades e o PSB com 37%.