Título: Montadoras apostam na prorrogação do IPI
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2012, Economia, p. B8

As montadoras não falam oficialmente, mas esperam do governo a prorrogação do corte do Imposto dobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, beneficio previsto para acabar no fim do mês. Para o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, o governo deve trabalhar em medidas de longo prazo para tornar a indústria brasileira mais competitiva, mas também em medidas de curto prazo, como o corte de impostos.

“O que não podemos é deixar o mercado ir para o buraco neste momento, pois será mais difícil sair de lá”. As vendas de veículos na primeira quinzena deste mês caíram 10% ante igual período de setembro, que já tinha sido 30% menor que agosto.

O presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila, disse que o setor não está negociando a manutenção do benefício com o governo, mas ele vê como “natural” a manutenção, ao menos até dezembro, tendo em vista que o novo regime automotivo entra em vigor em janeiro.

“O novo regime trará outras formas de se obter o corte do IPI, portanto vejo como natural que haja essa prorrogação para fazermos a transição."

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 22/10/2012 08:23