Título: Petrobrás pode ter sócio coreano em refinaria
Autor: Torres, Sergio
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2012, Economia, p. B10

Avançam negociações com o grupo GC Caltex para construir a unidade de refino Premium 2, cujas obras estão atrasadas

Emissários da empresa sul-coreana GG Caltex, vistoriaram no último dia 3 o terreno abandonado em que o governo federal planeja construir a refinaria Premium 2, nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, região metropolitana de Fortaleza.

A possibilidade de uma parceria com a companhia da Coreia do Sul - detentora de 30% do mercado de refino do país asiático - está sendo estudada pelo corpo técnico da Petrobrás, em atendimento a orientação da presidente da companhia, Maria das Graças Foster.

O projeto da Premium 2 empacou. A parceria tecnológica e financeira com uma empresa internacional detentora de experiência comprovada no setor de refino é uma das saídas em estudo pela Petrobrás para levar o projeto adiante.

O atraso no início da construção da refinaria já é de três anos. Em agosto de 2008, os governos federal e cearense definiram que no ano seguinte o terreno, de quase 2.000 hectares, começaria a ser desmatado e terraplanado.

Nada disso aconteceu, embora em dezembro de 2010 o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha visitado a área, em solenidade para o lançamento da pedra fundamental. Passados 22 meses, nem sequer cercado o terreno está. Foi na condição de mega terreno baldio que os sul-coreanos verificaram o espaço destinado à refinaria.

Aproximação. O início de entendimentos entre a GG Caltex e a Petrobrás foi proposto pelo governador do Ceará, Gid Gomes (PSB), preocupado com as notícias de que as refinarias nordestinas (Premium 2 e Premium 1, no Maranhão) podem não ser contraídas em razão do ajuste orçamentário feito pela petroleira.

A Petrobrás nega a intenção de abandonar os projetos de refino, apesar da crise inédita. No segundo trimestre deste ano, a empresa registrou um prejuízo de R$1,34 bilhão.

O temor de que a Premium 2 não saia do papel levou Gomes a procurar a presidente da Petrobrás. Em 11 de julho, Graça Foster assegurou a ele que o projeto da refinaria do Geará está mantido, mas autorizou-o a tentar encontrar um parceiro para o empreendimento.

“Falei com a presidente Graça. A Petrobrás me autorizou a procurar um parceiro. A Petrobrás nunca fez refinaria. A última que fez tem 34 anos e o projeto era todo importado. Procurei a Coreia do Sul, foi a primeira coisa que fiz”, disse o governador, em entrevista ao Estado.

A última refinaria feita pela Petrobrás foi a Revap, inaugurada em 1980 em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Gomes afirmou, em agosto, ter saído da reunião na Petrobrás, “convencido” da necessidade de conseguir um parceiro para a refinaria.

“A Petrobrás vive um período de grandes investimentos. Ninguém tem todo o capital do mundo. Há a necessidade de um parceiro para capital, tecnologia e engenharia de refino”, disse o governador.

Viagens. Em setembro, Gomes foi à Coreia do Sul. No dia 10, reuniu-se com a diretoria e, em seguida, visitou a refinaria da GC Caltex nos arredores da capital Seul. A empresa importa petróleo cru da Rússia e do Oriente Médio. Sua capacidade de produção é de 775 mil barris por dia.

O projeto da refinaria do Ceará prevê a produção de 300 mil barris diários, a partir de 2018.

No início do mês, foi a vez dos sul-coreanos visitarem o Brasil.