Título: Para entidade, há outras prioridades
Autor: Thomé, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/10/2012, Vida, p. A13

O presidente da Sociedade Brasi­leira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Ricardo Cohen, criticou o Ministério da Saúde por levantar a discussão em torno dacirurgia bariátrica a partir dos 16 anos. "Operar adolescente é a exceção da exceção. O que deve ser discutido é a cria­ção de um cadastro único, em que os pacientes seriam chamados de acordo com a gravidade, a capaci­tação de médicos e melhoria de centros de saúde", defendeu.

Cohen afirmou que a SBCBM apoia a redução da idade para ci­rurgias realizadas no SUS. Mas lembra que em alguns Estados a espera chega a 12 anos. "Esse paciente vai chegar ao hospital com 16 e será operado aos 28. Então, não é esse o ponto prioritário", disse.

O secretário de Atenção à Saú­de do Ministério da Saúde, Hel­vécio Magalhães, reconhece que a redução da faixa etária não é o "ponto mais emblemático". Ele lembra que a consulta pública, que recebeu sugestões até 15 de outubro, também prevê reajuste médio de 20% do valor pago pe­las cirurgias e a inclusão de ou­tras três técnicas cirúrgicas.

"Nós queremos ampliar a ofer­ta de serviços. Reajustar a remu­neração é uma forma de incenti­var a criação de novos centros por Estados e municípios. A re­dução da idade mínima é apenas uma medida para não criar entra­ves burocráticos", afirmou.

PARA ENTENDER

São candidatos à cirurgia bariá­trica pacientes com índice de Massa Corpórea (IMG) acima de 40 - o cálculo é realizado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado. Também podem passar pelo procedimento aqueles com IMG maior que 35, desde que tenham doenças agravadas pela obesidade, como diabete tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial e doença coronariana.

Os critérios foram estabele­cidos em 2010 pelo Conselho Federal de Medicina, que infor­ma que jovens de 16 a 18 anos podem ser operados desde que riscos e benefícios sejam "muito bem avaliados".