Título: Rede de água entrou em colapso
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2012, Economia, p. B4

O apagão que atingiu as Regiões Norte e Nordeste na madrugada de ontem provocou transtornos na capital e no interior de Pernambuco. Em muitos casos, os problemas continuaram durante o dia. Em algumas localidades a falta de energia atingiu a rede de abastecimento de água, provocando colapso em seis municípios e 17 bairros da Região Metropolitana do Recife.

As cidades mais atingidas foram Floresta, no sertão, e Pombos, no agreste, que tiveram 100% do abastecimento suspenso. Na primeira houve o estouro de uma adutora. Já em Pombos a estação de tratamento enfrentou problema na área de cloração e teve de ser desligada. Em Gravatá, também no agreste, houve redução de 70% no volume de água distribuída.

No Recife, cerca de 400 semáforos deixaram de funcionar, especialmente no começo da manhã. Mesmo com o retorno da energia, muitos equipamentos tiveram as programações eletrônicas afetadas. Em algumas das principais vias da capital, grandes engarrafamentos. E pelo menos 15 acidentes foram registrados durante o apagão.

Também durante a madrugada, o número de chamadas ao Corpo de Bombeiros foi 12 vezes superior à média, chegando a 235 ligações. Pelo menos 50% delas era para pedir ajuda para a retirada de pessoas de elevadores ou que sofreram acidentes. Um dos casos mais graves foi o de uma idosa, na zona sul do Recife, que caiu da escada em sua residência e quebrou o fêmur.