Título: Empresa tem perda de US$ 2,5 MI
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2012, Economia, p. B4

O apagão que atingiu o Nordeste e Estados da Região Norte na noite de quinta-feira causou prejuízos milionários à indústria do Maranhão. Somente a Alumar, que tem uma das maiores fábricas de alumínio do país, em São Luís, comunicou ontem que deixou de produzir 10 mil toneladas de alumina e 700 de alumínio com a queda no fornecimento de energia.

Em nota distribuída na tarde de ontem, a empresa informou que o prejuízo com a suspensão da produção na unidade industrial chega a US$ 2,5 milhões .

"Os frequentes problemas no fornecimento de energia no Estado afetam fortemente a empresa, que depende deste insumo para operar. Em 2012, foram 82 eventos de oscilação de tensão, que ocasionaram o desligamento total ou parcial da planta. Somente nos últimos três meses foram 61 eventos e dois apagões", diz a empresa em nota.

A Alumar informou que está buscando soluções com as autoridades. A alumina e o alumínio são dois dos principais produtos da pauta de exportação maranhense e juntos representam cerca de 28% de todos os produtos vendidos no mercado externo.

A população também sofreu com a falta de energia. O número de ocorrências de roubo de motocicletas disparou e apenas na Delegacia da Cidade Operária, um dos bairros mais populosos da capital, foram registrados três casos nas duas primeiras horas do apagão. Segundo os policiais de plantão este é um tipo de ocorrência rara na região.