Título: Luz faltou na hora de partos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2012, Economia, p. B4

Um médico teve de sair às pressas para comprar uma bateria para o gerador do Hospital Santa Isabel, em Aracaju, para que os pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) não fossem prejudicados. Ao mesmo tempo, oito mulheres estavam em trabalho de parto, entre elas uma adolescente de 14 anos. Além disso, 38 dos 75 municípios sergipanos tiverem o abastecimento de água interrompido ou reduzido.

Estes foram alguns dos problemas causados em Sergipe pelo apagão que ontem atingiu todo o Nordeste e parte da Região Norte. Em Sergipe o fornecimento de energia foi interrompido às 23h15 da quinta e só retomado, completamente, às 3h40 da sexta-feira, segundo informou a concessionária Energisa.

O médico Manoel Marcos dos Santos disse que estava fazendo o parto na adolescente e quando estava terminando a cesariana faltou energia. Ele conseguiu finalizar a cirurgia, mas uma das baterias do gerador poderia falhar. Para evitar o problema, saiu do hospital e foi comprar uma bateria. Como não estava com dinheiro suficiente, só conseguiu comprá-la porque o vendedor o reconheceu como o médico que havia operado a sua mãe. "A bateria custava R$ 550 e eu tinha R$ 380. Mas ele me vendeu pois me reconheceu. Eu disse que era um caso de vida ou morte." A adolescente e a bebê passam bem.

A Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso) informou que, por causa do apagão, faltou água em 18 municípios do sul do Estado. Em outros 20 do sertão, a vazão de água foi reduzida.