Título: Estatal amplia oferta de gás em 40% em outubro
Autor: Valle, Sabrina
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2012, Economia, p. B10

Grande demanda das térmicas para geração de energia faz estatal elevar as vendas diárias do combustível

A oferta de gás da Petrobrás ao mercado cresceu 40% no mês de outubro em relação ao mesmo período do ano passado, puxada pela grande demanda das térmicas para geração de energia elétrica, num momento em que essas usinas são acionadas para suprir a menor produção nas hidrelétricas.

Dados da estatal enviados à Reuters por e-mail mostram que as vendas médias diárias subiram para 90,1 milhões de metros cúbicos/dia neste mês, ante 64,4 milhões de metros cúbicos diários em outubro de 2011.

Segundo a empresa, só foi possível atender à alta recorde de demanda por causa do aumento da produção nacional, em especial nos campos da Bacia de Santos e do pré-sal.

As importações do insumo da Bolívia via gasoduto também estão em sua capacidade máxima, além de ter havido aumento na produção dos terminais de Gás Natural Liquefeito da estatal no Ceará e no Rio de Janeiro.

A demanda do mercado por gás vem batendo sucessivos recordes nos últimos meses. No dia 28 de setembro, a estatal entregou ao mercado 96,1 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, volume considerado recorde pela empresa.

O recorde anterior, de 91,4 milhões de metros cúbicos em um dia, havia sido alcançado uma semana antes, em 21 de setembro, segundo a Petrobrás.

Antes dessas duas máximas históricas, o volume mais alto de gás entregue havia sido em 12 de novembro de 2010, quando atingiu 85 milhões de metros cúbicos.

Térmicas. Do total vendido, boa parte é destinada para abastecer o mercado de geração termelétrica, que está produzindo energia para poupar reservatórios das hidrelétricas após um inverno seco em diversas regiões do país.

Cerca de 38 milhões de metros cúbicos/dia são destinados para as usinas térmicas, segundo a Petrobrás, um crescimento de 192% ante os 13 milhões de metros cúbicos/dia destinados às térmicas em outubro de 2011.

A geração de eletricidade com gás está 400% maior em comparação com o ano passado, atingindo 7.600 megawatts, ante 1.500 megawatts em outubro de 2011, segundo a estatal.

"Essa movimentação excepcional de gás natural deve-se ao substancial aumento da geração de energia termelétrica em atendimento ao despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que aciona as termelétricas para complementar o suprimento energético do país em períodos de baixa nos reservatórios hidrelétricos", disse a Petrobrás em comunicado na época dos recordes de fornecimento.

Térmicas a óleo. A necessidade de geração térmica está tão alta neste ano que, mesmo com todas usinas a gás ligadas, foi necessário acionar térmicas a óleo combustível desde a semana passada, disse a estatal.

Todas as térmicas a gás produzem juntas cerca de 7.600 megawatts e, atualmente, cerca de 20 usinas a óleo combustível também estão em funcionamento para suprir o sistema elétrico nacional, somando cerca de 2.100 megawatts, segundo o ONS.

Até o fim da semana, outras usinas a óleo devem ser ligadas porque as chuvas ainda não foram suficientes para encher os reservatórios das hidrelétricas ao nível desejado. A perspectiva é aumentar a geração de energia termelétrica a óleo para entre 3,5 mil megawatts a 4 mil megawatts. / REUTERS