Título: Agrotóxico chumbinho é banido
Autor: Brandt, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2012, Vida, p. A14

O agrotóxico aldicarbe, conhecido por seu uso irregular na formulação do raticida doméstico "chumbinho", foi banido do mercado brasileiro. A decisão foi adotada diante do alto número de acidentes provocados pelo produto.

O aldicarbe era o agrotóxico mais nocivo em uso no País. "Todos trazem riscos. Mas esse, pelas suas características, pelo emprego incorreto, estava associado a um número muito elevado de intoxicações e envenenamentos", afirmou o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agenor Álvares. A Anvisa estima que o albicarbe seja responsável por 60% dos 8 mil casos de intoxicação por chumbinho registrados anualmente no País.

Clandestino, o chumbinho não possui rótulo nem orientações para uso ou advertência sobre riscos. "Eram inúmeros os relatos de problemas com crianças e envenenamento de animais", contou Álvares. Em humanos, o chumbinho provoca náuseas, vômito, salivação, contração da pupila, diarreia, taquicardia e, se o socorro não for rápido, morte.

O banimento ocorre depois da adoção de uma série de medidas para tentar reduzir acidentes, iniciada em 2006. A permissão para uso do produto foi limitada para as culturas de batata, café, citros e cana-de-açúcar nos Estados da Bahia, São Paulo e Minas. Apenas agricultores certificados e propriedades cadastradas podiam adquirir o produto.