Título: Cid oferece Ceará para Copa e Jogos
Autor: Madueño, Denise
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/11/2012, Economia, p. B4

Governador diz que se oferece para ajudar o Rio

Se o Rio de Janeiro não tem dinheiro para fazer a Olimpíada e os jogos da Copa do Mundo programados para a cidade, o Ceará está disposto a assumir os dois compromissos.

"Nós podemos, muito bem, realizar no Ceará os cinco ou seis jogos previstos para serem realizados no Rio, assim como a Olimpíada", afirmou ontem o governador cearense, Cid Gomes, depois de um almoço com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada.

A possibilidade de problemas na realização dos dois eventos esportivos no Rio foi levantada pelo governador fluminense Sérgio Cabral, depois que o Congresso aprovou uma nova proposta de divisão entre Estados e municípios dos royalties da exploração de petróleo. A nova fórmula de rateio reduz o volume de dinheiro que vai para os cofres dos Estados que concentram a produção de petróleo. Os maiores prejudicados são o Rio e o Espírito Santo.

Cabral disse que a mudança afetará não apenas a Olimpíada e os jogos da Copa, como também vai inviabilizar o pagamento de aposentados e de dívidas contraídas pelo governo do Rio. "É a bancarrota do Estado", disse o governador.

Cid Gomes disse não acreditar que as declarações de seu colega carioca sejam uma chantagem. Por isso, se ofereceu para ajudar Cabral e assumir a responsabilidade pelos eventos. "Tudo que nós pegamos para fazer, fazemos bem feito." Na conversa com Dilma, o governador pediu mais uma vez que ela não vete o projeto aprovado na noite de terça-feira no Congresso.