Título: Máscara de petista é excluída de desfile
Autor: Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/11/2012, Nacional, p. A9

Escola desiste de fantasia inspirada em Dirceu

Considerado por ministros do Supremo Tribunal Federal o chefe do mensalão, o ex-ministro José Dirceu seria retratado no próximo carnaval pela escola de samba Salgueiro, que vai apresentar o enredo "Fama" no sambódromo do Rio de Janeiro.

Condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, Dirceu teria seu rosto reproduzido em máscaras da fantasia "Quem vê cara não vê coração". Além da máscara, o traje inclui terno e uma faixa nas cores verde e amarela que se assemelha à faixa presidencial.

Reproduzida no site da escola de samba para ser comercializada, a fantasia causou repercussão. Ao ver reproduzido o rosto de Dirceu, foliões passaram a identificar a ala como uma crítica aos condenados pelo mensalão. A direção do Salgueiro decidiu então alterar a máscara, que agora retrata o personagem Coringa, vilão dos quadrinhos e arqui-inimigo do super-herói Batman. O restante da fantasia não foi alterado.

"Nossa intenção não era causar polêmica. A ala não teria só máscaras do José Dirceu, mas também de outros políticos e de gente famosa em outras áreas", conta o diretor de carnaval do Salgueiro, Anderson Abreu. "No contexto do enredo, que fala sobre fama, a ideia dessa ala era mostrar como as pessoas comuns aproveitam o carnaval para se fantasiar como pessoas famosas. Era uma referência ao carnaval de rua, onde é comum encontrar gente fantasiada. Mas as pessoas começaram a interpretar como uma crítica política, e então decidimos mudar", disse.

A reportagem não conseguiu falar com a responsável pela Ala Pura Simpatia, que comercializa a fantasia. A maioria das fantasias do Salgueiro custa entre R$ 950 e R$ 1.200.