Título: Servidores da AGU cobram retirada de projeto na Câmara
Autor: Denise, Madueño ; Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/11/2012, Nacional, p. A4

A Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni) vai aproveitar a suspeita de que o projeto de reforma da Lei Orgânica da Advocacia da União pode ter sofrido influência do advogado-geral adjunto José Weber Holanda para pedir que ela seja retirado da Câmara. "O projeto permite que a AGU contrate sem concurso público e isso é uma distorção", disse o presidente da Anauni, Marcos Luiz da Silva.

Holanda foi exonerado por ordem da presidente Dilma Rousseff depois de a Polícia Federal o indiciar na Operação Porto Seguro.

Os representantes da entidade vão hoje à Comissão do Trabalho da Câmara - onde a proposta tramita - para pedir a sua retirada. Eles pretendem voltar à carga amanhã, quando fazem uma manifestação contra "a desmoralização da AGU", em frente à sede do ministério. "A AGU está excessivamente politizada e aparelhada na ocupação dos cargos de direção", disse Marcos Luiz.

A AGU informou que não pretende retirar o projeto de Lei Orgânica da Câmara. De acordo com a proposta enviada pelo governo ao Congresso, a ação dos advogados e procuradores da AGU será limitada. E pessoas sem concurso poderão trabalhar no órgão, sendo então considerados integrantes da carreira, com todas as prerrogativas prevista em lei. Hoje, somente o advogado-geral da União pode ser de fora do quadro da AGU.