Título: BC deve manter Selic em 7,25%
Autor: Fernandes, Adriana ; Cucolo, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/11/2012, Economia, p. B5

O Banco Central deve manter a taxa Selic nos atuais 7,25% ao ano na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2012, que termina hoje. Essa é a expectativa de praticamente todo o mercado financeiro.

O BC vem reduzindo os juros desde agosto de 2011, quando a taxa estava em 12,5%. Nesse período, foram feitos dez cortes na taxa que serve de referência para o custo do crédito e para a maioria das aplicações financeiras.

Desde que reduziu a Selic pela última vez, em outubro, a instituição vem repetindo que a estabilidade dos juros "por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação à meta" de 4,5%.

Hoje a inflação acumulada em 12 meses está em 5,45%, e a expectativa do próprio BC é que só recue para o centro da meta em setembro de 2013. Outro fator que aumentou as apostas de manutenção dos juros é que a última decisão não foi unânime, pois três dos oito diretores do BC já queriam interromper a queda da Selic no mês passado. / E.C.

--------------------------------------------------------------------------------