Título: Gurgel só tomará decisão após o fim de julgamento
Autor: Gallucci, Mariãngela
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/12/2012, Nacional, p. A6

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou ontem que vai esperar a conclusão do jul­gamento do mensalão no Supre­mo Tribunal Federal para anun­ciar qual encaminhamento dará ao novo depoimento do empresá­rio Marcos Valério. O documento não faz parte de nenhum proces­so e Gurgel terá de decidir se vai apurar a acusação, enviá-la a ins­tâncias inferiores ou arquivá-la. No depoimento, Valério afir­mou que o ex-presidente Luiz Iná­cio Lula da Silva deu o "ok" para o mensalão e teve despesas pes­soais pagas pelo esquema. O ex-presidente teria se reunido com a direção da empresa Portugal Tele­com para negociar uma remessa de R$ 7 milhões para o Partido dos Trabalhadores.

Como Lula é ex-presidente e não tem mais foro privilegiado,, uma possibilidade levantada den­tro do Ministério Público seria a de remeter o caso à primeira ins­tância. Se adotar esse caminho,

Gurgel cuidaria somente da acu­sação contra o senador Humber­to Costa (PT-PE), que teria sido beneficiado pelo valerioduto.

A presença do senador abre uma porta para que o procura­dor-geral fique com toda a inves­tigação. Assim, a cúpula do MP teria o controle da investigação.

Gurgel pode ainda enviar infor­mações para processos que são desmembramentos da ação prin­cipal do mensalão. Um deles, que trata de empréstimos feitos no banco BMG, tramita no STF.

O procurador-geral também pode abrir um procedimento in­terno, numa espécie de investiga­ção prévia. Outra opção é Gurgel entender que não há novos dados e arquivar o depoimento.

--------------------------------------------------------------------------------