Título: Anfavea prevê venda recorde em 2013
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/12/2012, Economia, p. B3

Montadoras esperam recuperação da produção no ano que vem e nova alta nas vendas no mercado interno, de até 4,5%

O resultado ruim da produção de veículos, com queda de 1,5% em relação a 2011, não deve se repetir no próximo ano, segundo as previsões da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A aposta é de uma alta de 4,5%, para cerca de 3,5 milhões de veículos. A recuperação está ancorada na projeção de nova alta nas vendas internas, de 3,5% a 4,5%, atingindo mais de 3,9 milhões de unidades.

Alguns analistas e executivos do setor automobilístico trabalham com índices inferiores aos da Anfavea. O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e o presidente mundial do grupo Renault/Nissan, Carlos Ghosn, por exemplo, projetam alta de 2% nas vendas totais do mercado brasileiro no próximo ano. O presidente da Ford brasileira, Steven Armstrong, é mais flexível e fala em crescimento de 2% a 4%.

"Estamos alinhando nossa expectativa de crescimento das vendas em 2013 com as previsões para o PIB (Produto Interno Bruto), nível de desemprego ainda baixo, aumento da renda, juros ainda mais baixos e expansão do crédito", justificou o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, que também preside o grupo Fiat no Brasil.

Embora ele não tenha citado, o setor também espera que o governo mantenha a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), previsto para acabar no dia 31.

A indústria vai mostrar ao governo que, durante a vigência do IPI reduzido, de junho a novembro, a média diária de vendas foi de 15,8 mil unidades, ante uma média que variou de 11,5 mil a 13,2 mil nos meses antes da medida, anunciada no fim de maio.

Outro dado apresentado ontem por Belini mostra que a geração diária de impostos recolhidos pelo setor automotivo cresceu 6,3% na vigência do benefício - para cerca de R$ 180 milhões ao dia.

"Houve queda de 19,5% na arrecadação do IPI, mas ela foi compensada pelo aumento nas arrecadações de PIS/Confins, ICMS e IPVA", informou o presidente da Anfavea.

O fraco desempenho do PIB - que para alguns consultores pode ter crescimento de apenas 1% este ano - deve ser outro aliado, já que a indústria automobilística tem importante participação nos resultados do setor industrial.

Férias. Fabricantes e revendas chegam ao fim do ano com estoques de 344 mil veículos, o equivalente a 33 dias de vendas. Belini considerou o volume "normal", embora em outubro estava em 28 dias (320 mil unidades).

Para atender a uma possível demanda de última hora, já que as montadoras devem fazer campanhas publicitárias anunciando o último mês de redução do IPI até que o governo confirme ou não a prorrogação, algumas montadoras estão deixando as tradicionais férias de fim de ano para o início de 2013.

Na Fiat, líder em vendas no País, as férias ficaram para fevereiro, informou Belini.