Título: Ministro deixa plenário após nova discussão
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/12/2012, Nacional, p. A4

Marco Aurélio se irrita com elogios feitos por Joaquim Barbosa a servidores que atuaram em "caso inusitado"

BRASÍLIA

O julgamento do mensalão foi encerrado no Supremo Tribunal Federal ontem reeditando momentos de tensão que permearam o plenário da Corte durante os últimos quatro meses.

O fim foi anunciado em meio a um novo bate boca, desta vez entre o relator e presidente da Corte, Joaquim Barbosa, e o ministro Marco Aurélio Mello. O embate aconteceu porque Barbosa quis agradecer publicamente profissionais que o ajudaram no processo e Mello criticou a iniciativa do colega "O caso é tão inusitado e tomou tanto tempo dos colaboradores", justificou Barbosa."Não cabe o registro em ata, isso nunca: houve", rebateu Marco Aurélio. "Está havendo porque esse é um processo que causou traumas", disse o rela-tore presidente do tribunal. "Peço licença para não ter de ouvir isso", disse Marco Aurélio, abandonando o plenário. O presidente encerrou a sessão como se nada tivesse acontecido. Concluiu o agradecimento a três assessores que o ajudaram ao longo dos anos do processo e atendendo ao questionamento do decano, Celso de Mello, deu o julgamento por encerrado.

Para Barbosa, terminar o julgamento foi uma "proeza extraordinária". Ele disse que nunCa mais vai se ouvir falar no Supremo ade uma ação tão longa, de um julgamento tão complexo".