Título: Tanto presidente quanto Lula venceriam se eleição fosse hoje
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/12/2012, Nacional, p. A10

Tanto presidente quanto Lula venceriam se eleição fosse hoje

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, vence­riam a eleição presidencial no 1.° turno, se a disputa fosse hoje, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem.

Dilma tem entre 53% e 57% das intenções de voto, nos três cená­rios em que o nome dela foi apre­sentado para o eleitor. Depois I vem Marina Silva (sem partido), com porcentuais entre 16% e 18%, seguida pelo senador minei­ro Aécio Neves (PSDB), com in­tenção de voto entre 11% e 14%.

O presidente do Supremo Tri­bunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, também sem partido, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), coloca­dos na pesquisa como adversá­rios de Dilma, aparecem com 9% e 4%, respectivamente.

Já no cenário em que Lula é candidato, o petista chega a 56% das intenções de voto, seguido por Marina (13%), Joaquim Bar­bosa (10%) e Aécio (9%).

No levantamento espontâ­neo, no qual não são apresenta­dos nomes aos entrevistados, Dilma tem a preferência de 26% do eleitorado. Depois dela, vem o ex-presidente citado por 12% dos entrevistados. Marina teve de 1% das menções dos eleitores.

Na oposição, o candidato mais citado foi Aécio (3%), seguido pe­los também tucanos José Serra (2%) e Geraldo Alckmin (1%). Se­gundo a pesquisa, quase metade dos entrevistados (46%) não res­pondeu à pesquisa espontânea.

O Datafolha mostrou que au­mentou a percepção de que há corrupção no governo da presi­dente Dilma. Em agosto, 64% dos entrevistados diziam haver corrupção. Agora são 69%.

A pesquisa ouviu 2.588 pes­soas em 160 cidades do País no último dia 13. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.