Título: Trajetória é de aquecimento, diz Mantega
Autor: Villaverde, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/12/2012, Economia, p. B8

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que, apesar de o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) não ter correspondido às expectativas do governo e dos analistas do mercado, a trajetória é de crescimento. O PIB cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, enquanto a mediana das expectativas do mercado era de 1,2%.

De acordo com ele, um dos motivos que levaram à frustração das expectativas com o PIB foi o governo e os analistas terem olhado mais para o setor agropecuário, que teve forte queda no segundo trimestre, e menos para o setor de serviços. "Olhamos mais para a agricultura e menos para o setor de serviços", disse o ministro, ao se referir à variação zero do segmento dos serviços.

No entanto, segundo o ministro, os últimos indicadores já apontam uma reação da economia. Ele projeta expansão de 1% do PIB no quarto trimestre e mantém a previsão de crescimento de 4% em 2013. "Posso afirmar que a economia está em trajetória de aquecimento."

Governo. O ministro não soube explicar o baixo desempenho do consumo do governo. "O consumo do governo foi fraco. Ainda não sabemos exatamente o que aconteceu."

Mantega destacou também a menor oferta de crédito feita pelos bancos privados e disse que isso afetou o segmento de serviços. De acordo com ele, o governo reduziu a taxa básica de juros (Selic) e forçou a redução do spread bancário, mas os bancos ofertaram menos crédito.

De acordo com Mantega, a redução dos juros e do spread bancário são coisas positivas, mas no curto prazo podem parecer negativas. No entanto, ele mantém a expectativa de que o crédito será retomado a partir do último trimestre deste no.

Para o ministro, o crescimento econômico tem sido difuso. Ele reforçou suas previsões, pois o governo adotou muitas medidas e algumas delas ainda nem entraram em ação.

Além disso, Mantega disse que o governo continuará a adotar mais medidas. "Teremos novidades na semana que vem em termos de medidas na área do investimento."