Título: Para oposição, PIB é desastroso e País está encalhado
Autor: Villaverde, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/12/2012, Economia, p. B8

Senador Álvaro Dias diz que o governo não realiza as reformas e inibe o crescimento econômico do País

Líderes do DEM e do PSDB no Senado classificaram como "desastroso" o desempenho da economia no terceiro trimestre do ano. "É a confirmação do que estamos lamentavelmente assistindo, de que os remédios adotados pelo governo para estimular a economia são claramente ineficazes", disse o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN). "O País está encalhado porque o governo não faz a sua parte", afirmou o tucano Álvaro Dias (PR).

Para os dois oposicionistas, as medidas adotadas nos últimos meses pela equipe econômica, como a desoneração da folha de pagamento, a redução da taxa de juros e o aumento na oferta de crédito ao consumidor não têm surtido efeito para estimular a atividade econômica.

"Não quero falar em falência, mas há um equivoco que o governo está praticando com esses remédios", disse Agripino Maia.

O senador Armando Monteiro (PTB-PE), ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), reconheceu que o resultado do indicador é "realmente frustrante". Para ele, que é da base aliada da presidente Dilma Rousseff no Senado, o mais preocupante é a queda dos investimentos da indústria.

Monteiro elogiou as medidas adotadas pelo governo, mas considera que os efeitos só vão ocorrer futuramente. O petebista faz coro aos integrantes da oposição de que é preciso reformas estruturantes para reduzir os custos de investimento.

O senador Humberto Costa (PE), ex-líder do PT no Senado, saiu em defesa do governo. Segundo ele, as medidas foram corretas, mas só terão repercussão positiva no último trimestre do ano e em 2013.

"Se for levar em consideração o Brasil e o resultado de outros países com recessão e desempregado, estamos bem", disse o petista, ao ressaltar que as decisões do Executivo também têm tido repercussão social.