Título: Com 1°C a mais, casos de dengue sobem 45%
Autor: Wemeck, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2013, Vida, p. A12

O aumento da temperatura te­ve maior relevância que a ele­vação do nível de precipitação de chuvas na proliferação da dengue no Rio entre 2001 e 2009, aponta estudo publica­do na revista Cadernos de Saú­de Pública, da Fundação Oswaldo Gruz (Fiocruz).

O objetivo do trabalho foi estu­dar o efeito de fatores sazonais e a relação entre as variáveis climáticas e o risco de dengue na cidade do Rio no período de nove anos. O resultado mostra que o aumen­to de 1°C na temperatura mínima em um mês ocasiona uma eleva­ção de 45% no número de casos de dengue no mês seguinte. Já o aumento da precipitação em 10 milímetros resulta na elevação de 6% no número de casos da doen­ça no mesmo período.

"Os principais resultados mos­traram que a temperatura teve maior relevância que a precipita­ção, principalmente a temperatura mínima", disse a pesquisadora Adriana Fagundes Gomes. A importância da temperatura mínima se deve ao fato de o mos­quito não conseguir se alimen­tar abaixo de 16° C.

Adriana avalia que a justificati­va para a precipitação não ter tanta relevância quanto a tempera­tura é o fato de a maioria dos criadouros ser doméstica. A prolife­ração de mosquitos em vasos de plantas que ficam dentro de ca­sas, por exemplo, independe da quantidade de chuva.

"Já a temperatura é um fator ambiental que não temos como controlar. A relação com o vetor vai acontecer." O artigo resultou do estudo para tese de mestrado da pesquisadora, de 26 anos, que trabalha no Instituto de Microbiologia da Universidade Fede­ral do Rio de Janeiro (UFRJ). Os resultados também apontaram que o risco de dengue aumenta quando a temperatura é supe­rior a 26° C. ""Vem do senso co­mum o fato de doenças tropicais serem relacionadas a fatores cli­máticos. Então agente tentou fa­zer uma análise científica dessa questão", disse Adriana.

Dos nove anos analisados, em apenas três (2003 a 2005) não houve registro de epidemias da doença no Rio. A avaliação da dis­tribuição dos casos de dengue mostra que a maior parte fica concentrada nos meses de mar­ço, abril e maio.