Título: Dados permitem comparação com outros países
Autor: Bramatti, Daniel ; Toledo, José Roberto de
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/12/2012, Nacional, p. A4

0 índice de confiança social foi criado pelo Ibope para comparar o quanto a população confia em cada uma das principais instituições do País e no seu conjunto. A metodologia permite que os valores sejam comparáveis entre países também.

Para cada uma das 22 instituições sociais e políticas avaliadas o Ibope perguntou aos cidadãos com 18 anos ou mais se tinham "muita", "alguma", "pouca" ou "nenhuma" confiança. Cada resposta tem peso 100,66,33 ou zero, proporcional à intensidade da confiança. 0 índice é a soma das alternativas dividida pelo número de respostas. Assim, uma instituição que tivesse 25% para cada uma das quatro alternativas (muita confiança, alguma, pouca ou nenhuma) acabaria com um índice final de 50, em uma escala até 100. Quanto mais alto é o valor, maior é o grau de confiança da população naquela instituição. A média aritmética simples de todas as instituições é o índice de confiança social de cada país.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 24/12/2012 02:04