Título: Prontos-socorros começam a se tomar UPAs
Autor: Frazão, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/12/2012, Vida, p. A12

Foi Kassab quem deu início à transformação dos prontos-socorros de São Paulo em Unida­des de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas, apesar de a medida fazer parte do programa de governo do prefeito eleito Fernan­do Haddad (PT). Em maio, a Se­cretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitou a qualificação de 16 unidades municipais que já funcionam em tempo integral ao Ministério da Saúde.

Uma portaria ministerial de novembro de 2011 permitiu a in­clusão de prontos-socorros e unidades de pronto-atendimento na categoria de UPAs. Na práti­ca, isso significa que o governo federal passará a custear 50% dos gastos mensais das unida­des. Os valores do financiamento podem chegar a R$ 2.6 milhões.

Em outubro, técnicos do minis­tério visitaram os estabelecimen­tos e pediram adequações à Pre­feitura. 0 material está sendo ana­lisado pela SMS para a realização das adequações apontadas. A SMS esclarece que só 15 equipa­mentos passarão pelo processo, pois a AMA Santa Marcelina, por não ter características de pronto-socorro, não se tornará UPA./